Voltar para a tela anterior.

Servidores da segurança são homenageados pelo mês da Consciência Negra

A lembrança do Legislativo remete à data comemorada, anualmente, em 20 de novembro, e faz referência à participação dos negros na proteção dos gaúchos


A Câmara Municipal de Caxias do Sul prestou homenagem, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (1º/12/2021), aos servidores das forças de segurança pública do município, em alusão ao mês da Consciência Negra. A iniciativa foi sugerida pelo vereador Alexandre Bortoluz/PP e aprovada pela unanimidade do plenário em 11 de novembro deste ano. “É importante enaltecer o mês da Consciência Negra, mas temos de reforçar o ano inteiro a consciência humana”, afirmou Bortoluz, citando palavras de um amigo. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Velocino Uez/PTB.

O parlamentar progressista também ressaltou que, nas origens da Brigada Militar (BM), muitos negros batalharam pela segurança pública no Estado. Bortoluz aproveitou o momento para reforçar sua luta por mais efetivo para garantir proteção às pessoas. Informou que ainda este ano deverão, por decisão do Estado, ser designados à cidade 40 novos soldados para o 12º Batalhão de Policia Militar (BPM) e 20 para o Batalhão de Choque. Já de parte do município 30 novos Guardas Municipais (GM) deverão entrar em formação a contar de 2022, acrescentou o legislador.

A solenidade contou com uma declamação especial sobre a atuação da BM. A poesia, intitulada “Brigada Morena”, foi escrita por Sebaixão Teixeira e interpretada por João Batista de Oliveira, com acompanhamento de instrumentos de percussão e sopros.

01/12/2021 - 10:07
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo