Voltar para a tela anterior.

Café com Letras, da TV Câmara, marca presença na 37ª Feira do Livro de Caxias do Sul

Com o projeto Órbita Literária, o programa teve o escritor José Clemente Pozenato e a sua tradução de parte da obra de Dante Alighieri


Programa televisivo literário local mais longevo, com destaque semanal a escritores e obras caxienses, o Café com Letras, da TV Câmara Caxias (canal 16 da NET), marcou presença na parte inicial da 37ª Feira do Livro de Caxias do Sul. Na noite desta segunda-feira (29/11), no Café da Velha, situado na Casa da Cultura, junto à Praça Dante Aligheiri, palco do maior evento de literatura da cidade, foi gravada uma edição especial do programa, que irá ao ar, na próxima sexta-feira (03/12), às 11h, no canal 16 da NET, em simultaneidade com as redes sociais do Parlamento (Facebook e YouTube). Apresentado pelo jornalista Fábio Rausch, o bate-papo contou com o escritor José Clemente Pozenato, a patrona da Feira, jornalista Alessandra Rech, e o amigo do Livro, produtor cultural Claudio Troian.

Com duração de pouco mais de 60 minutos, a gravação se iniciou com uma breve abordagem de Pozenato, acerca da sua recente tradução (do italiano ao português) do “Inferno”, parte da poética Divina Comédia, obra paradigmática de Dante Alighieri, maior poeta da Itália. Em 2021, completam-se 700 anos da morte do escritor florentino. Pozenato antecipou já ter traduzido as demais partes da Divina Comédia: o “Purgatório” e o “Paraíso”, as quais também deverão ser editadas em livro. Lançada nesta Feira, Divina Comédia: inferno tem a edição da Fundação Antonio Meneghetti e está disponível em bancas da Praça Dante.

De acordo com o tradutor, que recebeu da Câmara Municipal o Prêmio Caxias em 2015, a tradução da obra de Dante procurou ser o mais fiel possível ao estilo de escrita do poeta florentino. Ou seja, com simplicidade e linguagem de fácil compreensão. “A poesia de Dante foi feita para ser lida em voz alta, com musicalidade e descrições de cada cena, de modo que o leitor visualize o que está descrito. Fico feliz que, em rodas de narrações de histórias, crianças consigam compreender a obra”, explicou Pozenato.

No segundo bloco do Café com Letras, o apresentador Rausch, a patrona Alessandra e o amigo do Livro, Troian, propuseram outros olhares para discussão. A intenção consistiu em relacionar a obra de Dante a mais autores, como Euclides da Cunha e Machado de Assis. No último bloco do programa televisivo, algumas das dezenas de pessoas presentes puderam questionar Pozenato.

A 37ª Feira do Livro de Caxias do Sul segue até o próximo dia 12 de dezembro, na Praça Dante Alighieri, com diversas atrações e lançamentos de livros. Com o tema “Ler para se mover”, o evento conta com iniciativas, como a Biblioteca Humana, o Escritor na Comunidade, a Maratona de Contação de Histórias, entre outras.

30/11/2021 - 17:45
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo