Voltar para a tela anterior.

Felipe Gremelmaier conhece ideia de mestre em Letras da UCS sobre Libras e turismo

Parlamentar levará proposta à Prefeitura, que poderá adotá-la para divulgar lugares


Uma ideia de divulgação turística por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi apresentada ao vereador Felipe Gremelmier/MDB pelo mestre em Letras Carlos Diego Cardoso e a professora Sabrina Bonqueves Fadanelli, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Caxias do Sul (UCS). 

Os três se reuniram no gabinete do parlamentar, na Câmara Municipal, nesta quinta-feira (25/11). Orientado pela docente, Diego concluiu recentemente o mestrado com a disssertação “Criação de um glossário terminológico em Língua Brasileira de Sinais”.

No trabalho, junto à comunidade surda, Diego definiu 12 pontos turísticos da cidade que possam receber placas com QR Code. Por meio delas, o deficiente auditivo terá acesso a vídeos, em Libras, sobre a história do lugar.

Na avaliação de Felipe Gremelmaier, a Prefeitura pode incluir a ideia ao projeto Locations, da escola Link Idiomas, que ofereceu gratuitamente ao Município placas com QR Code, em que alunos apresentam pontos turísticos em inglês e legendas, por meio de vídeos.

“A ideia do mestre Carlos Diego, somada ao projeto de placas Locations, é um excelente passo para divulgação do patrimônio histórico de Caxias do Sul. Espero que a Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura e Turismo, adotem essas ideias”, comentou o parlamentar, que agendará para Diego e Sabrina apresentarem a proposta ao Poder Executivo.

O PPG em Letras da UCS desenvolve outros projetos incluindo Libras. A expectativa é que o das placas em QR Code seja usado na próxima Festa da Uva e nas Surdolimpíadas, em 2022.   

25/11/2021 - 17:48
Gabinete do Vereador Felipe Gremelmaier/MDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo