Voltar para a tela anterior.

Comissão de Segurança solicitará à Brigada Militar orientações sobre abordagens aos CACs

Reunião pública desta quarta-feira discutiu lacunas na legislação sobre transporte de armas


Mais orientações na abordagem policial aos chamados CACs (caçadores, atiradores e colecionadores) serão solicitadas à Brigada Militar, pela Comissão de Segurança Pública e Proteção Social. A definição resultou de reunião pública da noite desta quarta-feira (24/11), realizada no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. A condução dos trabalhos de hoje coube ao vereador Alexandre Bortoluz/PP, presidente do grupo parlamentar.

De acordo com Bortoluz, os CACs desenvolvem tiro desportivo, caça e colecionismo. Esclareceu que a designação está prevista na legislação brasileira. “Os praticantes devem possuir habilitação para o manuseio e o disparo de arma de fogo, além de não registrarem antecedentes criminais. Só que, ultimamente, devido a decretos governamentais da União, estão ocorrendo conflitos com a legislação federal, no que diz respeito ao transporte de armas. A situação dificulta a própria abordagem policial, como, por exemplo, a praticantes de tiro e caça, quando se deslocam à sua atividade”, explicou o parlamentar.

O coronel Flávio Almeida de Oliveira, da SFPC da 3ª Região Militar, reconheceu que ainda pairam dúvidas. Na ótica dele, é possível melhorar a integração entre o poder público e os clubes de tiros. Comentou que as autoridades militares e policiais também aprendem com os próprios CACs.

Comandante da Força Tática do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o capitão Jorge Mascarin destacou que os oficiais têm buscado se manter atualizados com a legislação. Afirmou que ele mesmo é um CAC. “É raro ocorrem problemas com CACs”, salientou.

Além do vereador-presidente Bortoluz, integram a Comissão de Segurança Pública e Proteção Social os vereadores Adriano Bressan/PTB, Juliano Valim/PSD, Ricardo Daneluz/PDT e Sandro Fantinel/PATRIOTA.

Lista de convidados presentes

SFPC - 3ª RM: coronel Flávio Almeida de Oliveira e tenente Tamires Alves da Costa

12º BPM: capitão Jorge Mascarin

Polícia Civil: delegado regional Cléber dos Santos Lima

Guarda Municipal: Alexandre Silveira

Secretaria de Segurança Pública: secretário Paulo Roberto

3º GAAAe: major Rodrigo Rodrigues Corrêa; capitão Oldi Eibel e capitão Osmar Roque Catafesta

Movimento Pró-Armas: coordenador regional Wagner Galardão

Batalhão Ambiental da BM: tenente Marco Antônio Ritter 

Wardog: Alexandre Vigier

Clube Caxiense de Caça e Tiro: David Sgorla

CTK: André Facchin

Classe 5: Leonardo Cecconi

Casa das Armas: Flavio Cassina (ex-prefeito municipal e ex-presidente do Legislativo caxiense)

Samburá: Franciele Gasparin

A&R: Rodrigo Tedesco

24/11/2021 - 21:51
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo