Voltar para a tela anterior.

Tatiane Frizzo divulga a campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher

Dados e esclarecimentos a respeito do tema também foram abordados pela vereadora


Divulgar a campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher foi o objetivo da vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, que ocupou o grande expediente na sessão ordinária desta quarta-feira (24/11). A tucana trouxe dados referentes aos diversos tipos de agressões e abusos sofridos pelas mulheres e ressaltou a importância da denúncia destes atos e da conscientização sobre o tema. As ações ocorrem de 25 de novembro a 10 de dezembro.

Segundo a vereadora, às vezes há dificuldade por parte da população em entender o que de fato é considerado violência contra a mulher. De cunho físico, psicológico, ou ainda, patrimonial, são alguns dos exemplos citados por Tatiane, que também destacou a alta de casos de importunação sexual. “Estamos fazendo um trabalho importante de alerta, levando informação à empresas, Unidades Básicas de Saúde e ao público em geral”, pontuou.

De acordo com dados da Organização Mundial as Saúde (OMS), o Brasil ocupava, em 2013, o 5º lugar em ranking que classifica os países onde mais se matam mulheres. Conforme Tatiane, Caxias do Sul já acumula, em 2021, 1016 ameaças, 468 lesões corporais, 39 estupros e 2 feminicídios.

Tatiane salientou que, muitos atos, às vezes considerados inofensivos, são abusivos, e estimulados por falas e atitudes machistas. “Quando vemos aqueles relatos como ‘se você se veste assim, é por que está pedindo para ser violentada’, isso é machismo. Isso são construções que precisamos desfazer, e não tenho dúvidas que isso inicia pela educação”, frisou a parlamentar.

Por fim, a vereadora informou alguns serviços e dicas que podem ajudar as mulheres em situações difíceis. Das 22h às 5h, o transporte coletivo, dentro de sua rota, pode parar fora dos pontos de embarque e desembarque, quando solicitado; carregar consigo um apito, para em emergências poder atrair a atenção de outras pessoas; além dos canais de denúncia, como o 180 para o Disque Denúncia, e o 3218-6026 da Coordenadoria da Mulher.

A Procuradoria Especial da Mulher (PEM), integrada pelas cinco vereadoras do Legislativo, também está disponível à população para esclarecimentos e denúncias.

Os vereadores Felipe Gremelmaier/MDB, Juliano Valim/PSD, Maurício Marcon/Sem partido, Lucas Caregnato/PT e Olmir Cadore/PSDB reforçaram a relevância do assunto.

24/11/2021 - 19:12
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luca Roth

Ir para o topo