Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno pede maior fiscalização e estrutura para profissionais verificarem condições de alimentos

Vereador comentou sobre caso de carne de cavalo que foi localizada em hamburguerias da cidade


O vereador Rafael Bueno/PDT utilizou a tribuna do Legislativo caxiense nesta terça-feira (23/11) para pedir maior fiscalização e ampliação da estrutura para que a Vigilância Sanitária do município possa ter mais alcance para verificar como os alimentos são armazenados e comercializados nos estabelecimentos de Caxias do Sul. Na semana passada vieram à tona denúncias de abate clandestino de cavalos para a produção e venda de hambúrgueres na cidade. Duas casas de lanches são investigadas e tiveram, segundo a investigação, a participação no esquema confirmada. Porém, há suspeitas sobre outros, que ainda estão sendo apuradas.

Bueno lembrou que o tema, apesar da gravidade, vai além disso. "Cabe uma importante reflexão diante de tudo o que se sabe até aqui. É preciso dar suporte e capacitação para quem fiscaliza, para quem deve estar o mais próximo possível na apuração da procedência desses alimentos, para que se faça um trabalho responsável. Não são apenas hamburguerias, mas toda uma gama de serviços de alimentação disponibilizada à população que acaba ficando de alguma forma em dúvida perante a população", citou Bueno.

Outro ponto citado por Bueno em seu discurso diz respeito à criação do Centro de Bem-Estar Animal, que está sendo proposto pelo município. A decisão sobre o local onde será construído será tomada até o final deste ano, conforme acordo com o Ministério Público que prevê que fica distante da área urbana, onde hoje fica o Canil Municipal.

"Não importa onde seja, mas precisamos ter um local adequado para poder levar os animais que precisam de atendimento, sejam equinos, bovinos, ovinos, aves, quaisquer animais. Mas para isso é preciso haver toda a estrutura necessária", enfatizou.

23/11/2021 - 14:40
Gabinete vereador Rafael Bueno/PDT
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo