Voltar para a tela anterior.

Prefeitura estudará viabilidade de troca de local para construção de nova EPI

Em reunião pública na Câmara, lideranças, empresas e moradores mostraram contrariedade ao projeto da Secretaria de Trânsito, para instalação de estação, em Ana Rech


Foi acordado, durante a reunião pública promovida pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH) na tarde desta quinta-feira (18/11), que a Prefeitura realizará um estudo de viabilidade para troca do local que irá receber a nova Estação Principal de Integração (EPI). No encontro, conduzido na Câmara Municipal pelo presidente do grupo de trabalho, vereador Wagner Petrini (PSB), representantes da União das Associações de Bairros de Caxias do Sul (UAB) e de empresas locais, além de moradores do bairro Ana Rech, reprovaram o projeto da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), que visa a construir uma EPI, na Avenida Rio Branco, em frente à Marcopolo, no Bairro Ana Rech.

“Foi unânime a contrariedade dos moradores, lideranças e empresas locais à construção de uma nova estação, naquela localidade, por se tratar de uma região turística, dentre outros impactos. É um excelente projeto, porém vamos aguardar a análise da possibilidade de um novo local e, se necessário, faremos uma audiência pública para esclarecer as novas decisões”, explicou o vereador-presidente Petrini.

Na ocasião, a SMTTM mostrou, em slides, a infraestrutura da edificação, que é baseada nos pontos de integração já existentes, com algumas modificações e adaptações, como plataforma única de embarque e desembarque. O secretário da pasta, Alfonso Willenbring, informou que o valor estimado para a obra é de R$ 7,8 milhões. A Administração Municipal ainda aguardava autorização do governo federal, para dar início aos processos licitatórios.

Ainda de acordo com o chefe de Trânsito, o que se prevê é uma bela estação, que irá dar fluidez ao trânsito na Avenida Rio Branco e BR-116, além de aperfeiçoar a ligação entre o Centro da cidade e os bairros da região Nordeste. A equipe de Willenbring detalhou que, em especial, a linha que atende os bairros Salgado Filho/Ana Rech será otimizada, visto que ela sofre com atrasos devido ao longo deslocamento.

As linhas propostas para atendimento da EPI Ana Rech são: Jardim Do Lago; Solar Do Prado; Brasília; Vila Alpina; Ana Rech Centro; Parada Cristal; Santa Bárbara; além das Intramunicipais de Vila Oliva, Santa Lúcia Do Piai e Fazenda Souza. Aproximadamente quatro mil passageiros utilizariam o serviço por dia, segundo a SMTTM.

Além do vereador-presidente Petrini, integram a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação os parlamentares Adriano Bressan/PTB, Denise Pessôa/PT, Mauricio Marcon/sem partido e Ricardo Daneluz/PDT.

19/11/2021 - 17:48
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luca Roth

Ir para o topo