Voltar para a tela anterior.

Gestão Pública 5.0 é tema de palestra do 1º Encontro de Gestores Públicos Municipais

Encontro aconteceu em formato híbrido, na Câmara de Vereadores e online


Como melhorar a prestação de serviços públicos por meio da tecnologia e automação? Esse questionamento foi o tema da palestra de Rodrigo Lorenzoni, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, que abriu nesta sexta-feira (19/11) o 1º Encontro de Gestores Públicos Municipais realizado de forma presencial no Plenário Deputado Nadyr Rossetti do Legislativo caxiense e também via online. 

O ciclo de palestras é promovido pela Câmara Municipal de Caxias do Sul através da Escola do Legislativo e conta ao todo com cinco encontros, que abordarão boas práticas na administração pública direta e indireta. A vereadora Marisol Santos/PSDB, diretora da Escola do Legislativo, abriu o evento agradecendo a equipe envolvida na organização e a importância desta capacitação. 

“A Escola do Legislativo é um espaço de aprendizado e de planejamento de ações que ajudam a qualificar e buscar iniciativas que aproximem o Legislativo e a comunidade. Eu sei  que todos sairemos desse ciclo de palestras muito melhores do que entramos e tenho certeza de que isso vai se refletir na nossa gestão. Esperamos que seja o primeiro encontro de muitos e estamos dispostos a isso também.”

O prefeito Adiló Didomenico prestigiou a abertura do ciclo e falou sobre a atualização dos gestores públicos. "Nós precisamos estar a todo momento atualizando nossos profissionais. Esse trabalho da Escola do Legislativo é muito importante e tem total apoio do Executivo. Essa administração já regulamentou a lei da liberdade econômica e tem feito muito no sentido de buscar a desburocratização".

Rodrigo Lorenzoni abriu sua palestra falando sobre a burocracia no setor público. “A burocracia é inerente à atividade do poder Público. O problema é o excesso. A burocracia acaba por criar mais espaço para a corrupção: no final, onde nada pode, tudo pode”.

O secretário falou sobre a importância do princípio da boa-fé, quando o poder público trabalha com a premissa de que o cidadão fala a verdade e traz as informações corretas ao solicitar algo, sem que precise comprovar cada um dos detalhes da sua vida e trajetória.

“O enfrentamento da burocracia e a busca pela liberdade econômica e pelas relações entre o cidadão e o poder público de aplicar o princípio da boa-fé ajudam a todos, mas prioritariamente os menores e quem mais precisa.”

Em mais de 2 horas de palestra, Lorenzoni citou alternativas utilizadas para desburocratizar as administrações por onde passou, como a facilitação na liberação de licenças dos negócios de baixo risco, algo que liberou fiscais para olharem para os grandes negócios que não eram fiscalizados, por falta de pessoal.

"O olhar macro de gestores municipais, como o Prefeito, de fazer um movimento de deixar de gastar tempo com atividades simples e direcionar energia para atividades mais estratégicas e importantes para o cidadão faz toda a diferença nesse processo."

Além dos presentes, participaram, de forma online, inscritos de várias cidades da Serra e de outras regiões do Estado, como Santa Maria, Canoas, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Porto Alegre e Esteio, além de pessoas de outros estados. Os próximos encontros acontecem nos dias 26 e 29 de novembro e 03 e 10 de dezembro, sempre das 9h30 ao meio-dia com transmissão para a comunidade em geral através da TV Câmara Caxias - Canal 16 da NET e redes sociais do Legislativo caxiense (Facebook e Youtube). Para se inscrever, basta acessar: https://doity.com.br/caxias 

Texto: Jornalista Samuel Rodrigues

19/11/2021 - 17:26
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a):

Ir para o topo