Voltar para a tela anterior.
A abertura do debate sobre o novo sistema de transporte seletivo por micro-ônibus, em Caxias do Sul, recebeu o apoio do vereador Vinicius Ribeiro/PDT. Na sessão ordinária desta terça-feira (10), ele parabenizou a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade por abrir à sociedade a discussão sobre as diretrizes licitatórias de implantação do programa. A iniciativa prevê a ampliação de linhas e carros dos táxis-lotação. Ontem, a pasta promoveu audiência pública no Centro Administrativo.
De acordo com Vinicius, que participou da reunião, o projeto contém pontos positivos. Citou a ampliação do número de carros (conhecidos como azuizinhos), de 21 para 40. Para ele, a medida possibilitaria maior flexibilidade do sistema. Referiu, ainda, a colocação de mais duas linhas e o aumento de bacias operacionais, totalizando seis linhas.
O parlamentar também destacou que a nova frota de táxis-lotação deverá contemplar as pessoas portadoras de deficiência. Alertou, contudo, que essa ampliação não pode provocar a retirada de usuários dos ônibus do transporte coletivo. A seu ver, o mérito da proposta consiste em desestimular o uso de veículos individuais, como carros, desobstruindo o trânsito.
Por outro lado, o vereador Guiovane Maria/PT disse não concordar com os chamados critérios de pontuação. Segundo o petista, haveria mais benefícios para quem já é permissionário, o que, na sua opinião, dificultaria o ingresso de novos permissionários.
Além disso, a vereadora Ana Corso/PT classificou como retrocesso o fato de pessoas físicas não poderem se habilitar à oferta de transporte seletivo, já que a proposta da secretaria restringe a administração do serviço a pessoas jurídicas. Ela também questionou a respeito do prazo para o lançamento de uma licitação que vise a ampliar a disponibilização de placas de táxis.