Voltar para a tela anterior.

Elza da Silva Braz e Saul de Medeiros são agraciados com a Comenda Medalha Zumbi dos Palmares

A sessão solene foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul


Referências na promoção da cultura negra e na defesa dos direitos humanos, a ex-servidora pública Elza da Silva Braz e o líder religioso Saul de Medeiros foram agraciados com a Comenda Medalha Zumbi dos Palmaras. Ambos receberam a distinção em sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada na noite desta quinta-feira (18/11), no plenário da Casa. O 2º vice-presidente do Legislativo caxiense, vereador Zé Dambrós, conduziu os trabalhos.

Coube ao vereador Lucas Caregnato fazer a manifestação oficial do Parlamento, a partir da tribuna. Depois de traçar breves panoramas das trajetórias dos homenageados, ele enalteceu o papel de ambos, na defesa da negritude e na luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Após receberem a distinção, Elza e Saul agradeceram pela honraria e demonstraram disposição em seguirem lutando em prol dos princípios que justificaram a comenda.

Ambos foram indicados pelo Conselho da Comunidade Negra de Caxias do Sul (Comune) e pelas bancadas partidárias da Casa. Os nomes obtiveram aprovação unânime dos vereadores, através do requerimento 63/2021, de autoria da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Velocino Uez. Instituída pelo decreto legislativo 174/A, de 4 de outubro de 2005, a partir de proposição do ex-vereador Edson da Rosa, a medalha homenageia, a cada dois anos, pessoas que tenham se destacado na defesa dos direitos humanos e da cidadania, no combate à discriminação e ao preconceito, entre outras formas de inclusão social.

Os homenageados

Natural de Cambará do Sul, Elza da Silva Braz tem 82 anos, é mãe de seis filhos, e durante 30 anos trabalhou como servidora pública, fazendo merenda escolar. Realizou trabalhos comunitários, como solicitação de asfalto e sinalização, e fundação de grupos de convivência, através da Associação do Bairro Fátima Alta. Atuou em diversas lutas junto ao CPERS (Sindicato de Professores do Estado do Rio Grande do Sul), e em prol dos negros, especialmente das mulheres negras, trabalhadores e menos favorecidos.

Saul de Medeiros é presidente da Associação de Umbanda Caxias e uma reconhecida liderança religiosa em nível municipal e estadual. Atua em promoção e defesa das religiões de Matriz Afro-Brasileiras, sobretudo, pelo zelo da liberdade de expressão de fé, e combate a discriminação e preconceito sofrido pelos praticantes de religiões de origem afro. Saul tem contribuição direta na implementação do Reino dos Orixás e na construção do Monumento ao Orixá Ogum, em Caxias do Sul.

18/11/2021 - 21:08
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo