Voltar para a tela anterior.

Elisandro Fiuza defende o estímulo à separação correta e reaproveitamento de resíduos

O vereador tratou da Lei de Incentivo à Reciclagem, a ser votada em âmbito federal, e do potencial caxiense no tratamento de lixo sólido


O vereador Elisandro Fiuza/Republicanos foi um dos inscritos no grande expediente da sessão ordinária desta terça-feira (16/11). Ocupando a tribuna, o parlamentar defendeu medidas que estimulem a reciclagem, como a Lei de Incentivo à Reciclagem, que tramita em âmbito federal, além de ressaltar os potenciais do munícipio, para a separação correta e reaproveitamento de resíduos. “Que possamos fazer com que Caxias seja novamente uma referência nesse assunto”, ponderou Fiuza.

O parlamentar falou sobre o projeto de lei 6.545/2019, que deverá ser apreciado em breve, pelo Senado. A proposta, de autoria do deputado federal Carlos Gomes/Republicanos, se aprovada, permitirá dedução de parte do imposto de renda devido por pessoas físicas e jurídicas envolvidas em projetos de reutilização, tratamento e reciclagem de resíduos sólidos produzidos no território nacional. “De acordo com o autor, essa lei de reciclagem tem o potencial de injetar mais de R$ 100 bilhões por ano, na economia do nosso país”, destacou Fiuza.

Denominada Lei de Incentivo à Reciclagem, a medida ainda busca instituir um fundo próprio para ações voltadas a reutilização de resíduos, autoriza a constituição de fundos de investimento para projetos desta área, além de instituir a Comissão Nacional de Incentivo à Reciclagem.

Fiuza enalteceu os resultados que podem vir da pauta do colega de partido, ressaltando, também, o potencial brasileiro na reciclagem. “Para favorecer, principalmente, aqueles que trabalham na ponta, como recicladores e cooperativas, que fomentam não apenas emprego e renda, mas, também, nos auxiliam a defender o meio ambiente”, explicou o republicano.

O parlamentar ainda reconheceu a importância do trabalho feito pelo Aterro Sanitário Municipal Rincão das Flores, local visitado pelos vereadores caxienses recentemente. Segundo Fiuza, é possível avançar consideravelmente nos serviços de reciclagem. “Por que não, daqui a pouco, criar uma usina naquele local, para que possamos cada vez mais aproveitar o descarte de resíduos?" questionou.

O vereador Sandro Fantinel/PATRIOTA parabenizou o tema abordado e relembrou de iniciativas promovidas por ele em favor da criação de uma usina para exploração de gás natural. No entanto, ainda conforme Fantinel, deve haver maior interesse por parte do município em ações como essa.

16/11/2021 - 13:30
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luca Roth

Ir para o topo