Voltar para a tela anterior.

Prêmio Caxias é entregue ao CTG Dom Manuel Sanmartin

A honraria foi recebida pela patronagem neste sábado (13/11), em Vila Seca


O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Dom Manuel Sanmartin recebeu na tarde deste sábado (13/11), o Prêmio Caxias do Sul do Legislativo caxiense. A indicação foi feita pelo vereador Ricardo Daneluz/PDT. A honraria foi entregue durante torneio e desafio de laço realizado na cancha Porteira da Amizade, do CTG Porteira da Amizade, em Vila Seca. 

"O Prêmio é entregue ao CTG Dom Manuel Sanmartin no ano em que comemora uma década e meia de fundação e de trabalho pelo tradicionalismo gaúcho. Isso é importante pois enaltece o que os CTGs fazem pela nossa querida Caxias do Sul", disse Daneluz no momento da entrega do reconhecimento do Legislativo caxiense. 

O troféu que representa do Prêmio Caxias foi recebido pelo patrão do CTG Dom Manuel Sanmartin, Idival Castilhos Machado, que agradeceu ao reconhecimento da Câmara Municipal através do vereador Ricardo Daneluz. "Minha satistação em nome do CTG Dom Manuel Sanmartin pela deferencia do Legislativo caxiense através da indicação do vereador Daneluz. Estamos completando neste ano, uma década e meia de uma história muito bonita diante da presenrvação dos costumes e ideais gauchescos. Muito obrigado em nome de toda a patronagem do nosso CTG", finalizou Machado. 

O CTG Dom Manuel Sanmartin        

Em 2006, laçadores que se conheciam resolveram se unir em um mesmo grupo. Idival Castilhos Machado trocou uma ideia com Bernardo Sanmartin, diretor da Máquinas Sanmartin, e expôs a vontade de criar uma entidade tradicionalista ligada à empresa e que pudesse beneficiar os funcionários nas atividades campeiras e em momentos de lazer.

Com o apoio da empresa Máquinas Sanmartin, em dezembro de 2006, iniciaram o projeto de fundação do CTG Dom Manuel Sanmartin, nome que homenageia o avô (in memoriam) do atual diretor das unidades no Brasil e no México, o empresário José Bernardo Sanmartin. Atualmente, o CTG Dom Manuel Sanmartin conta com 109 integrantes filiados oficialmente, e 420 colaboradores da empresa que acompanham toda a trajetória da entidade.

O CTG possui premiações e também tem o objetivo de propagar a poesia tradicionalista. Em julho de 2021, o Dom Manuel Sanmartin participou do edital de criação e formação das culturas da Fundação Marcopolo, promovendo o Encontro de Poesia Gaúcha. A atividade artística contou com nomes de destaque na poesia, representando a nova geração de poetas e artistas rio-grandenses. O evento aconteceu por meio de uma live. Também envolveu atividades de "Contação de Causos e Poesias" para crianças e adolescentes da Casa Anjos Voluntários. Ao final do projeto, ocorreu uma cavalgada no dia 24 de setembro deste ano. A iniciativa ainda fez referência à comemoração dos 45 anos da empresa Máquinas Sanmartin, em Caxias do Sul.

O prêmio Caxias do Sul

O Prêmio Caxias do Sul foi instituído pelo decreto legislativo 186/A, de 8 de setembro de 2006, a partir da iniciativa dos ex-vereadores Francisco de Assis Spiandorello e Getulio Demori. Cada parlamentar da Casa pode fazer uma indicação por ano, acompanhada de justificativa, para outorga do prêmio. É vedada a indicação de nomes já contemplados com a distinção. Essa honraria é outorgada a pessoas ou entidades, locais ou de outros municípios, que se destaquem em serviços prestados à comunidade de Caxias do Sul nos mais diferentes campos de ação.

14/11/2021 - 10:03
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369

Ir para o topo