Voltar para a tela anterior.

Vereadores reúnem-se com o vice-governador sobre Quartel de Bombeiros da Zona Norte

Encontro que aconteceu nesta quarta-feira (10/11), na capital gaúcha, envolveu autoridades políticas 


Um dia para buscar solução a um problema de segurança em Caxias do Sul: as péssimas condições, pelas ações de vândalos, do prédio do Quartel de Bombeiros da Zona Norte, abandonado e sem possibilidade de atendimento à população.      

Por isso, estiveram na capital gaúcha, na manhã desta quarta-feira (10/11), representantes da Frente Parlamentar em Defesa da Reforma e Reabertura do Quartel de Bombeiros da Zona Norte do Legislativo caxiense. Em Porto Alegre, o presidente da Frente, vereador Zé Dambrós/PSB, e a integrante do grupo vereadora Marisol Santos/PSDB visitaram o Centro Administrativo do Estado e participaram de uma reunião com o vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior. Participaram também do encontro o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico/PSDB e os deputados estaduais, Carlos Búrigo/MDB e Neri, o Carteiro/Solidariedade. 

Durante a reunião se chegou até uma alternativa para que a estrutura do Quartel possa ser recuperada.  A sugestão é verificar a possibilidade de inclusão do local no Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do RS - PISEG, permitindo que empresas privadas realizem a reforma do prédio, e que abatam o valor investido no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pago ao Estado. Os equipamentos e os veículos seriam fornecidos através do Avançar Segurança, programa do governo do Estado que vai destinar R$ 280 milhões para o aparelhamento das polícias.

Em relação à falta de efetivo, existe a previsão de formação de uma nova turma de oficiais em abril de 2022, o que, de acordo com o vice-governador, poderá suprir a demanda.

"Saio feliz por ver que um importante passo foi dado hoje. A previsão é que o quartel seja reaberto no início do segundo semestre de 2022. As forças políticas estão unidas, e o governo do Estado sabe da necessidade do Quartel de Bombeiros da Zona Norte estar em funcionamento. Não vamos desistir enquanto não for concluída a reativação", prometeu Zé Dambrós.

A vereadora Marisol Santos destacou que a reabertura é uma pauta de todos, independentemente de partido: “Anos atrás, atuando no jornalismo, acompanhei a felicidade da comunidade em receber o quartel, depois de uma intensa luta. É triste ver a estrutura sem uso e sendo depredada. Tenho certeza que a reabertura vai representar muito para os caxienses, tanto na agilidade do combate a incêndios nos bairros próximos, quanto no atendimento de acidentes na Rota do Sol.”

Inaugurado em junho de 2011, o prédio está localizado na RS-453, no bairro Pôr do Sol. Na época recebeu um investimento de R$ 550 mil, oriundos do orçamento do município e do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom). A unidade foi desativada em março de 2016 pelo comando do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, que justificou a decisão por falta de efetivo.

10/11/2021 - 17:33
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369

Ir para o topo