Voltar para a tela anterior.

Vereadores acompanham início das obras do Recanto da Compaixão Frei Salvador

Lar no antigo INSS terá capacidade para 125 vagas para idosos em vulnerabilidade social


Vereadores do Legislativo caxiense participaram, no final da manhã desta quarta-feira (10/11), do ato simbólico do começo das obras do Recanto da Compaixão Frei Salvador, no antigo prédio do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), que terá capacidade para 125 idosos. O presidente da Câmara, vereador Velocino Uez/PTB, e o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Construção do Lar, vereador Rafael Bueno/PDT, representaram a Casa, além de outros parlamentares. A previsão é de que o Lar passe a acolher idosos vulneráveis a partir de novembro de 2023. Extraoficialmente, as obras começaram há cerca de três meses.

O Recanto é o maior projeto filantrópico em construção no Rio Grande do Sul e um dos mais importantes da história recente de Caxias do Sul.

"Um pouco de amor é suficiente para tornar um idoso feliz. Queremos que esta casa tenha muita vida, alegria e convivência. Ficaremos, como caxienses, um pouco mais tranquilos. Agradecemos a todos os colaboradores", destacou Frei Jaime, antes do desenlace da fita inaugural.

Para Velocino Uez, a obra reforça o comprometimento da sociedade caxiense com a questão dos idosos.

"É um projeto feito a muitas mãos, que dialoga com a solidariedade que está no conceito de muitas pessoas e entidades de nossa cidade", afirmou o presidente do Legislativo.

Rafael Bueno acredita que cada vez mais é necessário se pensar em como o idoso pode ser cuidado.

"Falamos muito em escolinhas para crianças, mas temos que analisar também como nossos idosos enfrentarão seus últimos anos, já que muitos não têm mais familiares nem condições financeiras", comentou o pedetista.

Gladis Frizzo, presidente da Comissão do Idoso da Câmara, também lembrou a necessidade do projeto:

"Hoje tivemos um marco simbólico. Caxias dá o pontapé e, ao mesmo tempo, um grande passo rumo a um dos maiores empreendimentos sociais do Rio Grande do Sul. Nossa cidade tem no seu DNA a solidariedade e o Recanto Frei Salvador vai beneficiar toda a nossa comunidade".

Emoção

As cerca de 100 pessoas presentes no evento se emocionaram quando Frei Jaime mencionou a presença da senhora Christina Barcarolo, convidada a entregar brindes a algumas pessoas. Aos 86 anos, ela foi a primeira pessoa a comprar uma cesta com mantimentos, no dia 7 de setembro, quando voluntários da causa organizaram uma ação para a arrecadação de verbas para a construção. 

A mulher mora nas proximidades do Lar São Francisco de Assis, no bairro Marechal Floriano, e se prontificou a estar sempre presente.

"Eu moro sozinha, com meus filhos bem perto da minha casa, mas fico pensando na tristeza que deve ser não ter com quem contar e muito menos pessoas para nos ajudar nos momentos que mais precisamos. Queira Deus que eu esteja com saúde para estar aqui sempre que possível para ajudar", disse a idosa.

O projeto

A obra do Compaixão Frei Salvador foi idealizada pela Associação Mão Amiga, presidida pelo Frei Jaime e autorizada pela Lei Municipal 8.498/2020, depois de aprovada a concessão de uso por 10 anos pela Câmara Municipal. As atividades iniciais foram o cercamento, as ligações de água e luz e a remoção de paredes e azulejos depredados. Será construída uma área de 398,90 metros quadrados, que irão se somar aos 3.320,95 metros quadrados existentes.

A partir de 2022, partes mais caras serão necessárias para a sequência das obras, que estarão mais aceleradas. Nessa etapa, entra a ampliação de uma passarela que interliga os dois blocos de três andares da estrutura, assim como espaços de convívio, além das suítes, consultórios e cozinha.

As doações para contribuir com as melhorias e adequações do espaço podem ser feitas por meio de um carnê disponibilizado pela organização fundadora. Basta entrar em contato com o número (54) 9 8410.0101.  A meta dos organizadores é de que o projeto ganhe cada vez mais padrinhos que queiram colaborar.   

Presenças

Além de Velocino Uez, Rafael Bueno e Gladis, participaram da visita os vereadores Gilfredo de Camillis/PSB e Tatiane Frizzo/PSDB, e assessores de outros parlamentares.

Texto: Jornalista Daniel Corrêa (MTE 12.672)

10/11/2021 - 15:54
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a):

Ir para o topo