Voltar para a tela anterior.

TV Câmara transmite o documentário “O Guardador de Histórias – João Spadari Adami” nesta quinta-feira

Com início às 19h45, no plenário do Legislativo caxiense, a veiculação será sucedida por debate


Às 19h45 desta quinta-feira (11/11), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, acontece a transmissão do documentário “O Guardador de Histórias – João Spadari Adami”. A veiculação será feita ao vivo, pela TV Câmara Caxias (canal 16 da NET), em simultaneidade com as redes sociais do Parlamento, no Facebook (https://cutt.ly/6TpjVRH) e no YouTube (https://cutt.ly/1Tpj99S). Em seguida, com a mediação do jornalista Fábio Rausch, acontecerá um debate sobre o média-metragem.

Como debatedores, participarão: Edio Elói Frizzo, historiador, ex-vice-prefeito de Caxias do Sul e ex-presidente e ex-vereador da Câmara Municipal; Mansueto de Castro Serafini Filho, ex-prefeito do município e sobrinho de Spadari Adami; Adriana Sirena, servidora pública da Secretaria Municipal da Cultura; Anthony Beux Tessari, diretor do Instituto Memória Histórica e Cultural da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Em razão dos protocolos da Covid-19, o evento terá público limitado a 55 pessoas, no plenário, sendo exigidos o uso de máscaras e o distanciamento social. No formado da live, pelas redes sociais da Casa, estudantes de História acompanharão a transmissão, assim como o público em geral.

Com roteiro e direção de Le Daros, o filme busca retratar o historiador Spadari Adami (1897-1972) além da imagem de homem público. O papel do protagonista está a cargo do ator Arcângelo Zorzi Neto. A produção audiovisual conta com depoimentos de parentes, amigos e conhecedores da história do perfilado, incluindo sequências de recriação ficcional.

O documentário possui cenas rodadas no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami e na residência de Serenita Giazzon, filha do perfilado. Têm depoimentos de Mansueto de Castro Serafini Filho, Ovídio Deitos, Juventino Dal Bó, Tadiane Tronca, Adriana Sirena, Décio Bombassaro, Serenita Giazzon e Dionisio Giazzon, além dos netos de Spadari Adami. Trata-se de projeto de Pedro Giazzon dos Santos, bisneto do perfilado.

10/11/2021 - 15:51
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo