Voltar para a tela anterior.

Presidente Velocino Uez celebra os 20 anos da TV Câmara Caxias

Em alusão à data, em plenário, foi exibido o documentário “TV Câmara Caxias – Um Sonho Democrático”


Os 20 anos da TV Câmara Caxias do Sul (canal 16 da NET) foram celebrados no início da sessão ordinária desta quarta-feira (10/11), no plenário da Casa, com a exibição do documentário “TV Câmara Caxias – Um Sonho Democrático”. Produzido pela Assessoria de Comunicação da Casa, o média-metragem tem 40 minutos e relata todo o processo de consolidação do canal do Parlamento local, que completará 20 anos no próximo domingo, 14 de novembro. Diante de convidados, que deram entrevistas para a consolidação do material audiovisual, o presidente do Legislativo caxiense, vereador Velocino, fez breves agradecimentos. Em seguida, um pronunciamento para detalhar a trajetória da TV parlamentar.

De acordo com o presidente, a contar de 14 de novembro de 2001, o Parlamento Municipal ficou ainda mais transparente à população, quando surgiu a TV Câmara. “Nessa data, foi ao ar a primeira transmissão da nossa TV Legislativa, então concedida pela Câmara dos Deputados, através da Rede Legislativa, junto ao Ministério das Comunicações. Um canal a cabo verdadeiramente legislativo. Essa inovação ocorreu por meio da contratação dos serviços, à época, da UCS TV, canal que a Universidade de Caxias do Sul tinha como concessão (um canal educativo) e que parou de funcionar em 2017”, contou.

O referido documentário contou com cerca de 30 depoimentos de atuais e ex-vereadores e de profissionais que passaram e dos que seguem na TV do Legislativo. Em breve, o média-metragem será transmitido na grade de programação do canal 16 da NET e nas redes sociais do Parlamento (Facebook e YouTube). Confira as datas e os horários iniciais de exibição: quarta-feira (na reprise da sessão ordinária, a partir das 19h), sexta-feira (9h e às 20h30), sábado e domingo (13h30).

Breve histórico da TV Câmara

Sob a Presidência do então vereador Francisco Spiandorello, que implantou a TV Câmara em 2001, o funcionamento do canal televisivo ocorreu porque, em 1994, a Lei do Cabo abriu tal possibilidade. É a lei 8.977/1995, que possibilita espaço para as televisões Legislativas apresentarem as sessões e os trabalhos parlamentares. A legislação entende que a radiodifusão sonora e de sons e imagens é essencial à informação, ao entretenimento e à educação da população. Nesse sentido, assegurar a oferta e o acesso de programas culturais aos cidadãos e às cidadãs acaba sendo obrigação e compromisso da TV Câmara Caxias do Sul.

O decreto nacional 52.795/1963 ressalta que serviços de radiodifusão têm finalidade educativa e cultural, mesmo em seus aspectos informativo e recreativo, e são considerados de interesse nacional.

Portanto, hoje, a programação da TV Câmara Caxias extrapola o território local. Por meio das redes sociais, chega a caxienses que vivem nos mais distintos pontos do país e do mundo.

Para além do canal 16 da NET e do site legislativo (www.camaracaxias.rs.gov.br), a TV Câmara está no Facebook e no YouTube.
Ao todo, 11 programas compõem a grade, além das transmissões de sessões, audiências e reuniões públicas, solenes, homenagens, visitas legislativas e reportagens jornalísticas e especiais. São espaços que geram informação e prestação de serviço a quem reside na cidade e no interior, exibem talentos locais e fazem com que o conteúdo e as práticas legislativas cheguem ainda mais perto da sociedade.

10/11/2021 - 11:54
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo