Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno pede solução para problemas com contêineres

Vereador destacou que poder público precisa tomar providências


O vereador Rafael Bueno/PDT usou a tribuna na sessão ordinária desta terça-feira (09/11) para trazer à tona uma situação que vem se agravando e causando rotineiros problemas para moradores de Caxias do Sul. Os contêineres de lixo seletivo (amarelos) e orgânico (verdes) seguidamente vêm sofrendo atos de vandalismo. Além disso, outra preocupação está sendo a falta de reposição dos equipamentos. O parlamentar usou, em plenário, imagens dos contêineres avariados e com lixo não recolhido. Cada contêiner de lixo seletivo custa cerca de R$ 1,2 mil.

A conteinerização, iniciada em Caxias do Sul em 2007, abrange a área central e bairros vizinhos, totalizando atualmente mais de 1.300 quadras com cerca de 2 mil pares de contêineres, abrangendo quase 50% dos caxienses. Segundo informações da Codeca, desse total faltam quase 200 unidades. Neste ano, 97 contêineres amarelos já foram incendiados e 470 estão em manutenção (ambos) em média todos os meses, com custo mensal de R$ 120 mil de despesas com o conserto dos equipamentos.

Bueno destacou a importância de o poder público agilizar campanhas de conscientização na separação do lixo, além da aumentar a fiscalização e parcerias com órgãos de segurança para tentar identificar os autores de atos de vandalismo.

"Mas também é necessário que haja agilidade nas licitações para repor os equipamentos queimados ou vandalizados, porque essa demora faz com que todos percam, recicladores, comunidade. As pessoas estão implorando por mais contêineres", enfatizou Bueno.

09/11/2021 - 13:46
Gabinete vereador Rafael Bueno/PDT
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo