Voltar para a tela anterior.

Frente Parlamentar verifica demandas licitatórias para autistas

Vereadores realizaram reunião com a FAS para verificar encaminhamentos


A Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas do Legislativo caxiense realizou uma reunião na Fundação de Assistência Social (FAS), na tarde desta quinta-feira (04/11). O grupo parlamentar foi representado pelas vereadoras Marisol Santos/PSDB e Tatiane Frizzo/PSDB, que é a presidente da Frente. Os vereadores Alexandre Bortoluz/PP e Olmir Cadore/PSDB, integrantes do grupo parlamentar, foram representados pelos assessores Cristiane dos Passos Esteves e Antonio Carlos Melos Pescador, respectivamente. A reunião teve a coordenação da diretora de Serviços Operacionais e Administrativos da FAS, Cristiane Dorneles, e contou com demais representantes da entidade.

O objetivo do encontro foi entender os encaminhamentos licitatórios do Centro Dia Caxias (CDC), que atualmente atende 31 autistas. A diretora do CDC, Aline Salvador, participou do encontro de forma virtual. Na oportunidade, a gestora explicou as necessidades da instituição e relatou a importância da aquisição de equipamentos específicos para atender os usuários. Conforme a diretora, foram encaminhadas solicitações de licitação, em 2019, porém, muitos itens não foram adquiridos.

De acordo com a presidente da Frente Parlamentar, o grupo trabalha de forma objetiva na solução de problemas relacionados às pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Tatiane Frizzo destacou ainda que os itens solicitados são fundamentais para a realização das atividades do Centro.

“Uma das proposições da Frente Parlamentar é que possamos promover ações concretas para os autistas. Nesse sentido, estamos em busca das necessidades desse público. Nossa intenção é trabalhar junto com a administração municipal para melhorar o atendimento e a qualidade de vida dos usuários e dos familiares. Por isso, precisamos entender as dificuldades licitatórias do CDC. A entidade possui o recurso, mas não consegue utilizá-lo. Isso afeta diretamente o desenvolvimento do serviço,” completou.

Já a vereadora Marisol manifestou interesse em auxiliar nas demandas. Ela colocou a Frente Parlamentar à disposição para mediar soluções em esferas estaduais e federais.

“Se de alguma maneira ou em algum momento haja o entendimento que possamos ajudar a solucionar as demandas relacionadas aos autistas, como um encaminhamento, uma solicitação, um ofício, uma reunião, estamos à disposição para auxiliar institucionalmente,” salientou.

Diante dos relatos, representantes da FAS destacaram que houve dificuldades na licitação de equipamentos para tecnologia assistiva. Os técnicos acreditam que o pregão eletrônico, modalidade licitatória que a instituição começou a utilizar, facilitará a compra de equipamentos específicos. Durante a reunião, ficou acordado que a direção do CDC enviará uma nova listagem de itens que devem ser adquiridos. A previsão é que inicie um novo processo licitatório em janeiro de 2022.

Além de Tatiane Frizzo/PSDB, Marisol Santos/PSDB, Alexandre Bortoluz/PP e Olmir Cadore/PSDB, a Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas da Câmara Municipal conta com o vereador Elisandro Fiuza/Republicanos.

Texto: Jornalista Douglas Barreto - MTB 18.418

 

04/11/2021 - 18:05
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo