Voltar para a tela anterior.

Frente Parlamentar das Altas Habilidades se reúne com direção da FADERS

Parlamentares visitaram a sede da entidade em Porto Alegre


A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação esteve em Porto Alegre nesta quarta-feira (03/11), na Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades/Superdotação, a FADERS. 

A presidente da Frente, a vereadora Marisol Santos/PSDB, e o vereador Elisandro Fiuza/Republicanos, foram recebidos pela diretora técnica, Ana Flávia Beckel, o diretor administrativo, Romário Cruz, e a assessora técnica e especialista em Altas Habilidades, Lucia Lamb. Do grupo Mães que Lutam, formado por famílias de crianças identificadas com AH/SD, Aline Lenzi, participou de forma remota.

"Desde o início enxergamos a FADERS como parceira. Viemos para nos colocar à disposição e também para entender como é o funcionamento da Fundação e como ela pode contribuir com a comunidade de Caxias do Sul", disse a vereadora Marisol. Ela também apresentou um histórico das ações realizadas pela Frente desde sua instalação, como reuniões e o ciclo de palestras aberto à comunidade.

A especialista em Altas Habilidades, Lucia Lamb, explicou sobre cada uma das coordenadorias da FADERS, que atuam desde o atendimento de pessoas identificadas até a capacitação de profissionais. "Muitas famílias e profissionais vêm até nós pedir ajuda para saber como atender as pessoas que têm essa condição. Existem muitos mitos que ainda precisamos desconstruir, sobre as dificuldades que envolvem estes casos". Ela ressaltou a importância das parcerias com instituições de ensino superior e agradeceu à Frente pelas iniciativas tomadas.

A diretora técnica, Ana Flávia Beckel, destacou como a falta de discussão sobre o tema dificulta o trabalho. "Vamos sempre aos fóruns de políticas públicas e, muitas vezes, percebemos o desconhecimento sobre Altas Habilidades". Ana destacou o papel da Frente em trazer esse assunto à tona, para que mais pessoas possam ser identificadas e contar com a assistência necessária.

A FADERS foi criada em 1973, como Fundação Rio-Grandense de Atendimento ao Excepcional. Uma lei de 1988 atualizou a entidade, que passou a abranger a superdotação no seu nome e no atendimento.

A vereadora Marisol concluiu o encontro convidando os presentes para participarem de uma reunião pública sobre o tema, que será realizada no dia 24/11, na Câmara de Caxias do Sul. Além de Marisol e do vereador Elisandro Fiuza, fazem parte da Frente os vereadores Adriano Bressan/PTB, Gilfredo De Camillis/PSB, Felipe Gremelmaier/MDB, Lucas Caregnato/PT e Tatiane Frizzo/PSDB.

03/11/2021 - 16:30
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo