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O vereador Wagner Petrini/PSB se manifestou na sessão ordinária desta quinta-feira (28/10). A partir da tribuna, o parlamentar anunciou uma indicação que sugere ao poder Executivo, através da Secretaria da Educação, que promova atividades recreativas e de reforço escolar nas escolas municipais durante o período de férias das instituições de ensino. A proposta visa a estimular oficinas de artes, teatro, música, jogos cooperativos, passeios culturais, entre outras atividades correlatas no período em que as escolas não recebem estudantes.
Petrini ressaltou a necessidade de atendimento às crianças de comunidades carentes, durante o recesso escolar. “Sabemos que muitas pessoas têm condições de, nas férias, viajar com seus filhos, fazer um passeio. Com a pandemia, muitas famílias passaram dificuldades, e nas férias, continuarão trabalhando. Muitas crianças ficam desamparadas nas comunidades, com férias frustradas, e acabam tendo dificuldade até na alimentação”, argumentou o vereador socialista.
Assinada por Petrini, a indicação aponta para a disponibilidade dos espaços das 81 escolas públicas que, de acordo com o texto, boa parte delas conta com salas, quadras e ginásios, adequados para a prática de atividades pedagógicas, recreativas e esportivas.
O vereador ainda pontua, através da proposta, que, a partir de uma compensação remuneratória ou de adequação à escala de trabalho aos docentes do município, há possibilidade de promover as atividades sem necessidade de contratação de profissionais para este fim.
Em aparte, o parlamentar Lucas Caregnato/PT enalteceu a pauta trazida por Petrini e frisou a importância de espaços que trabalhem atividades lúdicas e desportivas. Felipe Gremelmaier/MDB destacou que a iniciativa vai ao encontro da deficiência de aproveitamento dos conteúdos programados nas escolas, em razão da pandemia. Clóvis de Oliveira/PTB salientou que as escolas particulares já contam com essas atividades de lazer e reforço escolar, portanto, segundo ele, a proposta dá visibilidade às famílias que não tem condições financeiras para acesso às instituições de ensino pagas.