Voltar para a tela anterior.

Vereadora Marisol Santos faz homenagem ao CTG Rincão da Lealdade

Entidade tradicionalista completa 68 anos em 2021


A vereadora Marisol Santos/PSDB utilizou seu espaço nas Pequenas Comunicações desta terça-feira (26/10) para apresentar um voto de congratulações ao CTG Rincão da Lealdade. A entidade, localizada na BR 116, num dos acessos a Caxias do Sul, completa 68 anos no dia 29 deste mês.

Marisol contou a sua história com o movimento tradicionalista gaúcho, que passa pelo “Rincão”, como a entidade é carinhosamente chamada. “Quando criança, fui eleita Primeira Prenda Mirim do Rio Grande do Sul, representando com muita honra a entidade e a 25ª RT, no concurso estadual, em Jaguari. Saber que faço parte desta história é algo que me emociona profundamente”.

O CTG Rincão da Lealdade foi a terceira entidade tradicionalista fundada no estado e a primeira em Caxias do Sul. Com o lema “Do Rio Grande do passado para o Rio Grande do Futuro” foi declarada de Utilidade Pública do município de Caxias do Sul, em 11 de fevereiro de 1960. Em agosto de 2010, foi declarada como bem integrante do Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, pela lei estadual 13.498.

Além da história do CTG, Marisol falou sobre o quadro de invernadas da entidade, que hoje atende quatro modalidades: mirim, juvenil, adulta e veterana, além de uma escolinha preparatória, aberta a toda a comunidade. 

“Uma instituição que respeita e cultua a nossa história, as nossas tradições, que preserva o patrimônio histórico e que valoriza tanto a família, merece o nosso reconhecimento. Desejamos que essa história nunca seja esquecida e que os valores reforçados ao longo dessas quase sete décadas se perpetuem por muitos e muitos anos”, completou a vereadora, ao homenagear o patrão Valdemar Soares, a patronagem e os peões e prendas da entidade.

26/10/2021 - 16:31
Gabinete da Vereadora Marisol Santos/PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo