Voltar para a tela anterior.

Parlamento caxiense recebe integrantes do MobiCaxias

Na ocasião, foram apresentados os indicadores e as metas do grupo para os próximos anos


Na manhã desta segunda-feira (25/10), o presidente do Legislativo caxiense, vereador Velocino Uez (PTB), recebeu o presidente da Mobilização por Caxias do Sul (MobiCaxias), Carlos Zignani; o diretor-executivo do grupo, Rogério da Silva Rodrigues; e o diretor jurídico da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), Maurício Salomoni Gravina, para a apresentação dos indicadores e metas futuras. A vice-prefeita Paula Ioris, o presidente da União de Associação de Bairros (UAB), Valdir Walter, e a presidente da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), Helen Machado, também estiveram presentes.

Durante o encontro, foram expostas estratégias para as funções gerais que Caxias pode cumprir com vistas a atender as demandas da população. Além disso, foram explanadas questões públicas que, na avaliação do grupo, deveriam receber maior atenção daqui para frente, como as despesas com pessoal, o fundo de aposentadoria e pensão dos servidores (FAPS), a indenização da família Magnabosco, o transporte público e a infraestrutura regional.

Sobre as despesas com o funcionalismo municipal, o documento afirma que a manutenção já ultrapassa 44% do orçamento. Em contraponto, os investimentos do município estariam reduzindo. Desse modo, os integrantes do MobiCaxias ressaltam que a administração pública necessita avançar na desburocratização.

Sobre o FAPS, de acordo com a apresentação, é necessário implantar medidas urgentes para evitar o rompimento futuro. Entre as medidas propostas pelo movimento, estão a análise de relatórios, execução de ajustes, contratação de consultoria para a elaboração de planos de ação e discussão desses possíveis planos.

Acerca da indenização da Família Magnabosco, o grupo aponta a necessidade de respeitar os direitos da propriedade e a preservação de recursos fundamentais pelo atendimento da comunidade. A constituição de um coletivo de funcionários e representantes da comunidade para negociar com os credores o valor e a forma de pagamento pela indenização; e a regularização das áreas do imóvel indenizado são algumas das recomendações indicadas.

Nas questões do transporte público, os representantes ressaltaram a relevância dos processos licitatórios para as concessões. Já sobre a infraestrutura regional, observam que os recursos e providências vão além da esfera municipal.

O presidente Velocino Uez considerou relevante o trabalho que o MobiCaxias tem feito e agradeceu pela disponibilidade de seus integrantes, que vieram até a Câmara para mostrar o que têm feito e quais os passos daqui em diante. O objetivo do MobiCaxias é repensar o crescimento econômico e social do município, por meio de frentes de trabalho, envolvendo o poder público e a iniciativa privada. O grupo de trabalho foi lançado em setembro de 2017.

25/10/2021 - 15:05
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Bruna Alves Giusti

Ir para o topo