Voltar para a tela anterior.

Frente Parlamentar solicita ampliação de serviço de transporte para autistas

Vereadores realizaram reunião na Secretaria de Trânsito nesta segunda-feira


A Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas da Câmara Municipal participou de uma reunião na Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) nesta segunda-feira (04/10). O encontro contou com a participação dos vereadores Elisandro Fiuza/Republicanos e Tatiane Frizzo/PSDB, presidente da Frente Parlamentar. Por parte do Executivo participaram o diretor-geral da pasta, Cleberson Babetzki, o chefe do setor de Acessibilidade, Marcelo Brinker, e o coordenador de Acessibilidade, Pedro Jones Stedile.

A reunião teve como pauta a oferta do serviço de transporte “porta a porta” para os autistas do Centro Dia Caxias (CDC). O serviço é oferecido por meio de autorização da SMTTM e agendamento prévio. Se autorizado, o motorista vai com ônibus adaptado até a casa do beneficiário, o leva até o seu compromisso e após retorna para a casa do usuário.

A coordenadora da entidade de assistência social, Aline Salvador, convidada para o encontro, relatou as demandas dos usuários, principalmente a dos autistas que são atendidos no CDC. Ela salientou que 19 autistas precisariam do serviço e demonstrou algumas alternativas para o melhor atendimento das famílias, como o ajuste de alguns horários da linha do bairro Cinquentenário e a instalação de paradas de ônibus mais próximas ao acesso do Centro.

De acordo com a presidente da Frente Parlamentar, é fundamental o serviço “porta a porta” para os autistas, já que muitos portadores do transtorno do espectro não conseguem retornar ao serviço por conta da falta de vagas no transporte especial. Tatiane Frizzo também solicitou a revisão e a ampliação do serviço de acessibilidade.

“Há muitas famílias que não possuem capacidade financeira de transportar os autistas para os atendimentos. É de extrema importância a retomada dos autistas aos seus serviços multidisciplinares, pois auxilia no desenvolvimento pessoal. Além disso, acredito que seja necessária a revisão do serviço, para que mais pessoas sejam contempladas”, destacou a parlamentar.

Segundo os representantes da SMTTM, nos próximos dias haverá uma revisão dos usuários do serviço “porta a porta”. Eles também afirmaram que encaminharão as demandas aos setores responsáveis, a fim de verificar as possibilidades técnicas. Atualmente, a concessionária Visate oferta três veículos para o serviço.  

Além de Tatiane Frizzo e Elisandro Fiuza, a Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas conta com os vereadores Alexandre Bortoluz/PP, Marisol Santos/PSDB e Olmir Cadore/PSDB.

Texto: Jornalista Douglas Barreto - MTB 18.418                                                                     

05/10/2021 - 10:38
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo