Voltar para a tela anterior.

Camillis propõe soluções para a poda de árvores em Caxias do Sul

Para o parlamentar, essas ações precisam ser realizadas com mais cautela pela Rio Grande Energia (RGE), pois as árvores são devastadas em cada poda


Propor soluções para a poda das árvores na cidade foi um dos assuntos do grande expediente do vereador Gilfredo de Camillis/PSB, na sessão ordinária desta quarta-feira (29/09). Para Camillis, as podas realizadas pela Rio Grande Energia (RGE) precisam ser feitas com mais cautela, e os galhos recolhidos em seguida. O socialista também citou que, no dia 5 de outubro, em alusão ao Dia da Árvore, lembrado em 21 de setembro, ele e uma equipe vão realizar o plantio de 25 árvores nos arredores da Central de Abastecimento de Alimentos (Ceasa).

O parlamentar afirmou que as grandes árvores acabam interferindo na fiação, causando, principalmente, a falta de energia. Porém, ele entende que a poda não deve devastar a flora. Uma sugestão é que sejam plantadas árvores de menor porte ao lado das grandes árvores, para manter uma cidade arborizada e que não interfira na mobilidade urbana. O vereador Renato Oliveira/PCdoB também mostrou-se favorável ao recolhimento imediato dos galhos pela RGE após a poda das árvores.  

Camillis também mostrou preocupação com os lixões de Caxias. O vereador esteve no Travessão Thompson Flores, próximo à empresa Brasdiesel, no último sábado (25/09), e contou que estão descartando resíduos na área. Por isso, sugeriu que a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) instale câmeras de monitoramento para identificar quem realiza a infração.

O Parque dos Pinhais, na localidade de Vila Seca, também recebeu atenção do vereador. De acordo com Camillis, o parque é um santuário ecológico de proteção dos mananciais que abastece a represa do Marrecas. A área de mais de 500 hectares foi adquirida pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), com o objetivo de preservação da flora e da fauna.

Contudo, o vereador afirmou que existem relatos de que a área sofre com focos de incêndios. Lembrou que uma casa antiga, voltada a preservar a história do local, foi consumida pelo fogo. Segundo Camillis, uma visita ao parque será alinhada com o vereador Olmir Cadore/PSDB para os legisladores conhecerem o local e identificarem as demandas.

“Estamos há cinco meses da nossa maior festa, a Festa da Uva, e a oito meses de um evento internacional, a Surdolimpíadas. Volto a questionar: que Caxias mostraremos? Nosso interior é de extrema beleza e deve ser melhor aproveitado”, reforçou o vereador. 

Favoráveis à manifestação do socialista sobre meio ambiente e à educação ambiental nas escolas manifestaram-se os vereadores Tatiane Frizzo/PSDB, Olmir Cadore/PSDB e Zé Dambrós/PSB. Pediu atenção para a fiação nos bairros de Caxias o vereador Lucas Caregnato/PT. Já Rose Frigeri/PT, em substituição à vereadora Estela Balardin//PT, que se encontra em licença-saúde, sugeriu à Codeca trabalhar a conscientização sobre a separação correta do lixo com as famílias caxienses.

 

29/09/2021 - 10:32
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Letícia Kreling

Ir para o topo