Voltar para a tela anterior.

Audiência pública debate ações para o envelhecimento pleno da população

Comandado pela presidente Gladis Frizzo/MDB, o encontro faz parte da programação da Semana do Idoso


Nesta quarta-feira (29/09), às 14h, a Comissão do Idoso do Legislativo caxiense vai debater, em audiência pública no Plenário Nadyr Rossetti, propostas e ações para o envelhecimento pleno da população. O encontro faz parte da programação da Semana do Idoso, celebrada entre os dias 23 e 29 de setembro, e será conduzido pela vereadora-presidente da comissão, Gladis Frizzo/MDB.

Em cumprimento das medidas sanitárias de prevenção à covid-19, está vedada a presença do público em geral, que poderá acompanhar a transmissão ao vivo pelas redes sociais da Casa (Youtube e Facebook). Presencialmente, somente vereadores da comissão e entidades convidadas.  

O encontro terá início com a palestra “Envelhecimento e políticas sociais públicas”, com Margareth Lúcia Paese Capra, doutora em Educação e especialista em Equipes Gestoras de Sistemas e Serviços de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, também com graduação em Serviço Social pela UCS.

Após a palestra, será aberta a oportunidade para cada entidade convidada apresentar suas considerações dentro da proposta do tema.

Estão convidados para a reunião a presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Katiane Boschetti; os secretários municipais da Saúde, Daniele Meneguzzi; da Cultura, Aline Zilli; do Esporte e Lazer, Gabriel Citton; e do Turismo, Enio Martins; a diretora de Proteção Social Especial, Jamila Tassemeier; e a diretora da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Suely Rech.

Também foram encaminhados convites da audiência para a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Danielle Cristina Lucena Rech; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alexandre de Almeida Silva; integrante do Conselho da Pessoa com Deficiência Kathia Maris Mariani Sonalio; e a integrante do Conselho Municipal de Assistência Social Patrícia Melotto.

Além dos representantes do Executivo e dos conselhos municipais, foram chamados representantes do Ministério Público Estadual, Procon Caxias do Sul, Cartório do Idoso, Faculdade Fátima, Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Associação Caxiense do Idoso, Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ RS), Associação dos Aposentados e Pensionistas de Caxias do Sul (AAPOPECS) e a Associação dos Clubes de Mães de Caxias do Sul.

À frente da Comissão do Idoso, a vereadora Gladis Frizzo/MDB explica que os debates são fundamentais para a construção de projetos e ações para as pessoas mais velhas. "Precisamos encontrar formas e caminhos para a nossa população idosa. Políticas públicas pensando no futuro próximo precisam ser criadas. Queremos ouvir entidades e órgãos municipais e, juntos, propormos essas alternativas", sinaliza Gladis.

Além da emedebista, fazem parte da Comissão do Idoso os vereadores Gilfredo De Camillis/PSB, Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS, Mauricio Marcon/Sem Partido e Tatiane Frizzo/PSDB.

28/09/2021 - 16:18
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Letícia Kreling

Ir para o topo