Voltar para a tela anterior.

Scalco apresenta projeto de lei para a gestão de obras públicas

O vereador explicou que o sistema BIM traz diversas vantagens para o poder público, incluindo maior exatidão nos orçamentos e cronogramas


Na sessão ordinária desta terça-feira (28/09), o vereador Maurício Scalco/NOVO apresentou o projeto de lei 173/2021 para incentivar e disseminar a utilização da tecnologia BIM, que trará facilidades na realização das obras públicas em Caxias do Sul, caso virar lei.

O vereador explicou que a sigla BIM vem da língua inglesa Building Information Modelling e significa modelagem de informação da construção. A tecnologia BIM abrange softwares de base de dados que consideram todos os aspectos na edificação de um projeto, criando um modelo virtual em 3D que permite a visualização do resultado final da obra.

Além disso, segundo o parlamentar, essa tecnologia é um instrumento de gestão que permite o compartilhamento das informações por todas as áreas envolvidas e compreende dimensões que vão da tecnologia 4D até a 10D.

De acordo com Scalco, as vantagens do BIM para o poder público incluem acompanhamento total da obra, redução de erros e de custos, dispensa na celebração constante de aditivos contratuais, maior exatidão no orçamento e no cronograma, agilização da produção, qualidade das construções nas obras públicas e melhor utilização dos recursos públicos.

Outro fator que valida a adoção de BIM é seu uso mundo inteiro, inclusive em obras públicas federais, complementou Scalco. No Brasil, o setor privado utiliza BIM há alguns anos. O poder público adotou o sistema em 2019, ano em que foi publicado o Decreto Federal nº 9.983/2019, que criou a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM.

“O governo federal já está implantando o sistema BIM em todas as suas obras. Achamos importante que, na prefeitura de Caxias, esse mesmo modelo seja adaptado porque vamos conseguir economia, evitar futuros aditivos, paralisações de obras, orçamentos incorretos e muito mais”, afirmou Scalco.

O vereador ainda informou que, em reunião com a diretoria do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), na semana passada, foi apresentado o projeto e debatida a utilização do sistema BIM pelos órgãos e entidades da administração pública.

28/09/2021 - 14:45
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Letícia Kreling

Ir para o topo