Voltar para a tela anterior.

Bortoluz defende melhor estrutura às delegacias caxienses

O parlamentar progressista tem a segurança pública como uma das principais bandeiras de seu mandato


A necessidade de uma estrutura mais adequada para abrigar as delegacias de polícia de Caxias do Sul repercutiu durante a sessão ordinária desta quarta-feira (22/09), a partir da manifestação do vereador Alexandre Bortoluz/PP (Bortola). O parlamentar informou que, na última terça-feira (21/09), esteve reunido com o delegado Cleber dos Santos Lima, titular da 8ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), para tratar da situação dos espaços, que hoje se encontram descentralizados e não nas condições ideais para atendimento à comunidade e para o trabalho dos servidores públicos.

“Além de centralizar, que fica melhor para a população caxiense (em termos de acesso), é preciso uma estrutura melhor para receber as pessoas”, avalia Bortoluz, mencionando, por exemplo, as demandas da Delegacia da Criança e do Adolescente e da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).

De acordo com o parlamentar, haveria um processo administrativo parado no governo do Estado referente a permutas de áreas, tendo em vista a existência de uma lei possibilitando esse procedimento desde a administração de José Ivo Sartori/MDB (2015-2018). “Nos próximos dias, estaremos verificando essa situação em Porto Alegre, pois, no mesmo terreno da Central de Polícia (bairro Jardim América), tem sobra de área e daria para construir uma estrutura para reunir as delegacias, em vez de continuarem espalhadas”, informa o progressista.

Em aparte, o vereador Lucas Caregnato/PT, que integra a Frente Parlamentar de Combate às Intolerâncias Raciais, Religiosas, de Gênero e de Orientação Sexual, ressaltou que o grupo participou de reunião com o delegado Cleber e apresentou a demanda de criação de um cartório de combate a intolerâncias em Caxias. Na oportunidade, o delegado pontuou a necessidade de cedências de estagiários por parte do município, para auxiliar nas atividades da Polícia Civil. Para tratar dessa questão dos estagiários, o petista comunicou que, inclusive, haveria reunião agendada com o poder Executivo municipal no dia 27 deste mês.

O emedebista Felipe Gremelmaier recordou que, quando esteve na presidência da Comissão do Idoso, houve atenção de parte do governo do Estado e que resultou na conquista de um cartório direcionado ao atendimento desse público. “Foi um processo de quase dois anos que virou realidade. Aqui, temos a oportunidade de propor essas mudanças, pois o Estado tem tanto terreno sem utilização. E há formas de as empresas colaborarem na construção ou na forma de equipar as forças policiais”, frisou.

Bortoluz lembrou, ainda, do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública no Rio Grande do Sul. Essa alternativa permite parcerias entre iniciativa privada, poder público e comunidade.  Por meio dela, segundo o vereador progressista, o 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) obteve recursos e poderá trocar o armamento e adquirir viaturas.

 

22/09/2021 - 09:57
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo