Voltar para a tela anterior.

Tatiane Frizzo apresenta programação da Semana Nacional do Trânsito em Caxias do Sul

A parlamentar também trouxe dados para conscientizar a comunidade sobre a mobilidade urbana no Brasil e no município


Apresentar a programação municipal da Semana Nacional do Trânsito e debater sobre a mobilidade urbana foi o tema do grande expediente da vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, na sessão ordinária desta quinta-feira (09/09). A Semana Nacional do Trânsito ocorrerá de 18 a 25 de setembro e envolverá atividades que abordarão assuntos direcionados ao setor como segurança, redução de acidentes, sinalização e formação do condutor.

De acordo com a parlamentar, as atividades têm como objetivo promover a conscientização de condutores, ciclistas e pedestres, para um trânsito mais seguro. Entre os eventos municipais estão os projetos “Juventude e Trânsito” e “Praticando Trânsito na Escola”, ambos em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (CIPAVE); projeto gratuito Mecânica de Batom; atividade “Escola Segura” e “Superando o Medo de Dirigir”, além de atendimento do projeto “Condutor Cidadão” junto aos Centros de Formação de Condutores (CFCs) de Caxias do Sul.

Neste ano, o tema da Semana Nacional de Trânsito é “Respeito e Responsabilidade. Pratique no Trânsito”. Com isso, Tatiane ressaltou algumas dicas essenciais para a segurança no trânsito: respeitar os limites de velocidade, harmonia entre ciclistas e motoristas, usar faixa de pedestre, todos os ocupantes do veículo com cinto de segurança, não ultrapassar em local proibido, não falar ou ler mensagens enquanto dirige, cadeira adequada para o transporte de crianças, entre outros.

A parlamentar citou também o Dia Mundial Sem Carro, lembrado em 22 de setembro. A data é utilizada para debater sobre mobilidade urbana e chamar a atenção para alternativas a veículos individuais motorizados, como a bicicleta e patinetes. Essas alternativas, segundo a parlamentar, trazem qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.

Em relação ao ciclismo no Brasil, a vereadora apresentou alguns dados sobre o uso da bicicleta no dia a dia. O relatório da Parceria Nacional pela Mobilidade por Bicicleta demonstra que as principais motivações para pedalar são a rapidez e praticidade, saúde e custo-benefício. Já os problemas apontados pelos ciclistas são a falta de segurança no trânsito, pouca infraestrutura nas cidades, problemas na segurança pública e pouca sinalização nas ruas.

A tucana também defendeu que investimentos no turismo sobre rodas trariam diversos benefícios para o município.  “Aqui em Caxias, e falo por experiência própria, sou ciclista já há mais de 10 anos, o que observamos é que as pessoas utilizam mais a bicicleta mais para lazer e esporte. E temos que pensar que Caxias do Sul pode investir em algo que ainda é muito pouco conhecido aqui na nossa região. [...] é uma opção de turismo sobre rodas. A gente tem a certeza que Caxias, pelas belíssimas paisagens que tem, pode estar explorando isso”, completou Tatiane.

Para o vereador Olmir Cadore/PSDB os motoristas e pedestres precisam ter consciência da própria responsabilidade no trânsito e corrigir o que não fazem adequadamente. A favor das ciclovias e do turismo sobre rodas se manifestou o vereador Juliano Valim/PSD. Sandro Fantinel/PATRIOTA afirmou que existe dificuldades financeiras para o asfaltamento das estradas no interior e criação de ciclovias.

09/09/2021 - 10:35
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Letícia Kreling

Ir para o topo