Voltar para a tela anterior.

Juliano Valim protocola indicação para uso obrigatório de Carteira de Vacinação do Covid-19 no município de Caxias do Sul

Parlamentar expõe os objetivos da indicação


O vereador Juliano Valim/PSD falou sobre a indicação feita por ele e assinada por mais 16 vereadores da Casa nesta quinta-feira (02/08) na tribuna. No documento foi solicitado à Prefeitura que converse com o Gabinete de Crise Municipal e o Estadual, para reabrir e/ou ampliar a capacidade de público nas casas noturnas, casas de shows, teatros, cinemas, museus, estádios e ginásios de esportes, mediante apresentação da Carteira de Vacinação Covid-19, na forma física ou através do aplicativo Conecte SUS.

O que moveu o parlamentar a protocolar essa indicação, foi levar justiça a todos os ramos de trabalho. Após um ano e meio, alguns estabelecimentos, ainda não puderam abrir as portas para o público. O Governador liberou a abertura de diversos segmentos de empresas, com exceção do cinema, todas as demais citadas anteriormente ainda não puderam abrir ao público, o vereador considera isso injusto.

A vacinação, o distanciamento social, o uso de máscara e os cuidados de higiene, principalmente o uso de álcool gel, são fundamentais para a prevenção ao coronavírus. Mas, com a reabertura gradual das atividades econômicas, os riscos de contaminação aumentam, particularmente com o surgimento da variante Delta. Neste contexto, a vacinação assume um caráter decisivo para prevenção da contaminação por Covid-19.

Os riscos de contaminação são maiores em locais fechados, com pouca circulação de ar, onde há uma grande proximidade entre as pessoas ou, quando pela natureza da atividade, é necessário tirar a máscara. Este é o caso de casas noturnas, casas de shows, teatros, cinemas, museus e ginásios de esportes, pois na maioria dos casos são locais fechados, muitas vezes sem janela e onde é necessário retirar a máscara para o consumo de alimentos, bebidas ou facilitar a prática do esporte. Contudo são locais que ficaram mais de um ano fechados, em virtude dos Decretos Estaduais e necessitam reabrir, com autorização para colocar um público, ou espectadores no estabelecimento e assim, acelerar ou iniciar o processo de recuperação financeira.

“Para enfrentar os riscos provocados pela variante Delta, cidades e países estão adotando a obrigatoriedade da apresentação de certificado de vacina. Entre a população, a maioria é favorável à vacinação e está se vacinando. Considerando que as pessoas, maiores de 18 (dezoito) anos, as gestantes, as puérperas e pessoas com comorbidades já podem ser vacinadas e que Caxias do Sul, já vacinou mais de 327 mil pessoas, com a 1° dose, e mais de 150 mil com a segunda, nos traz uma sensação de alívio e alegria, por saber que logo podemos chegar ao fim deste ciclo. Mas por outro lado ainda há pessoas, que mesmo estando nas faixas etárias que podem receber a vacina, ainda não se vacinaram, colocando em risco a saúde da coletividade e inviabilizando um recuo maior das normas de distanciamento no comércio”, afirmou Valim.

02/09/2021 - 11:58
Gabinete do vereador Juliano Valim/PSD
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo