Voltar para a tela anterior.

Cobrança dos sindicatos locais volta a ser discutida por Mauricio Marcon

Segundo o parlamentar, as taxas são cobradas indevidamente dos trabalhadores não sindicalizados


Na sessão ordinária desta terça-feira (31/08), o vereador Mauricio Marcon/sem partido, voltou a discutir as cobranças dos sindicatos de Caxias do Sul. Segundo ele, as taxas são cobradas indevidamente dos trabalhadores não associados ao Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul. O parlamentar também ressaltou que, desde a Reforma Trabalhista, em 2017, o desconto compulsório de contribuição sindical é proibido e já foi chancelado pelos tribunais superiores.

Para tratar do tema, o vereador criou a Frente Parlamentar Em Defesa dos Trabalhadores, instalada na última quinta-feira (26/08). Na ocasião, o vereador Mauricio Marcon e Mauricio Scalco/NOVO foram eleitos, respectivamente, presidente e secretário. A partir da tribuna, Marcon afirmou que o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários tentou barrar a criação do grupo, com ofício enviado à Mesa Diretora da Casa. Ainda, de acordo com Marcon, o Sindicato dos Metalúrgicos entrou com uma ação na Justiça pedindo inquérito civil contra o vereador.

Segundo o parlamentar, no último domingo (29/08), a cidade teve “a maior vitória dos trabalhadores da cidade”. Na ocasião, foi concedida uma liminar contra o Sindicato dos Metalúrgicos, na qual afirma que o trabalhador, mesmo sem fazer oposição à contribuição, não pode ter desconto sindical sem autorização prévia. No despacho, a juíza afirma que essa prática é configurada como ilegal.

Ao final de sua manifestação, Marcon informou que o seu gabinete e o gabinete do vereador Scalco seguem à disposição para orientar os trabalhadores não sindicalizados que não desejam realizar contribuições para o sindicato. Em aparte, Scalco citou o caso do Sindicato dos Empregados no Comércio de Caxias do Sul (Sindicomerciários), que está exigindo que os trabalhadores compareçam presencialmente à sede da instituição para fazer oposição ao desconto sindical.

31/08/2021 - 10:27
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Letícia Kreling

Ir para o topo