Voltar para a tela anterior.

Parlamento Regional irá formar subcomissão para discussão e elaboração de estatuto social

Definição foi tirada durante encontro na tarde desta quinta-feira em Antônio Prado


O Parlamento Regional da Serra Gaúcha realizou, na tarde desta quinta-feira (26/08), a sexta reunião do ano. O encontro ocorreu na Câmara Municipal de Antônio Prado (Plenário Albano Schneider) e foi conduzido pela vice-presidente do Parlamento e vereadora-presidente do Legislativo garibaldense, Márcia Maria Pedersetti/PP. Na oportunidade, a Câmara Municipal de Caxias do Sul foi representada pelo seu primeiro vice-presidente, vereador Elisandro Fiuza/Republicanos.   

O principal assunto debatido pelos parlamentares foi o trabalho para a formalização jurídica da entidade, pois, uma vez existindo a mesma com um CNPJ, poderá pleitear demandas dos municípios junto aos governos, Federal e Estadual e outras instituições com maior garantia, eficácia e agilidade. Conforme o vereador Elisandro Fiuza, diante do debate estabelecido sobre o assunto, o grupo decidiu que será formada uma subcomissão dentro do Parlamento Regional para a discussão e elaboração desse estatuto social da entidade.

“Para todo o grupo que discutiu o assunto é partir deste passo, da formalização jurídica, que o Parlamento Regional ganhará mais força institucional, uma entidade instituída, estatutária e com maior representação não só no viés político mas na garantia das cobranças da entidade pelas causas emergenciais dos municípios da Serra Gaúcha”, completa Fiuza.

Na ocasião, outros assuntos foram discutidos, como por exemplo, a negativa dos presentes e representantes dos Legislativos da região à estadualização da BR-470, que liga os municípios de Carlos Barbosa e Bento Gonçalves, hoje mantida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Em relação a infraestrutura das estradas, o Parlamento também decidiu pela elaboração de um documento da entidade que será enviado ao governo do Estado solicitando melhorias na RS-122, que corta a Serra Gaúcha. E por fim, foi abordada a privatização da Corsan, responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto da maioria das cidades representantes na reunião. Assunto que será colocado novamente em pauta na próxima reunião do Parlamento Regional que acontecerá no dia 30/09, às 13h30, na Câmara Municipal de São Marcos. 

Além de vereadores de Antônio Prado e Caxias do Sul, estiveram presentes representantes dos Legislativos dos municípios de Carlos Barbosa, Flores da Cunha, Garibaldi, Guabiju, São Marcos e Veranópolis. Devido à pandemia da Covid-19, o encontro foi fechado ao público em geral e aberto apenas para convidados representantes das Câmaras Municipais, respeitando os protocolos estabelecidos pelos decretos Estadual e Municipal.  

Atualmente, 24 municípios da Serra Gaúcha fazem parte do Parlamento Regional, que procura unir esforços em busca de avanços para a região, além de valorizar a atividade parlamentar. Os municípios que integram o grupo são: André da Rocha, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guabiju, Guaporé, Ipê, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Nova Araçá, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Marcos, Veranópolis e Salvador do Sul.

27/08/2021 - 10:22
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369

Ir para o topo