Voltar para a tela anterior.

Demandas relacionadas aos atendimentos dos autistas são apresentadas à Frente Parlamentar

Grupo de vereadores recebeu reivindicações de entidades


A Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas realizou uma reunião pública com representantes do Instituto UniTEA e da Associação de Pais e Amigos do Autista de Caxias do Sul (AMA Caxias), nesta quarta-feira (25/08). O encontro ocorreu na Sala de Comissões Geni Peteffi. Respeitando os protocolos estabelecidos pelo Estado e Município, quanto ao distanciamento controlado, os vereadores ouviram as demandas do presidente da AMA Caxias, Mirson Mansur Guedes, e da gerente administrativa do UniTEA, Ivonete Gaike.

Durante a reunião, o presidente da AMA esclareceu os serviços que são oferecidos pelo município. Ele revela que os atendimentos são concentrados para autistas que possuem nível grave. Mirson destacou ainda que é preciso dar atenção aos autistas que são classificados como leve e moderado. Ele também apresentou demandas relacionadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), como a priorização da vacinação contra Covid-19.

“Nesse primeiro momento, precisamos que os esforços sejam concentrados para que os autistas leves e moderados sejam atendidos em Caxias do Sul. Eles estão desamparados. Entre as demandas da associação, temos a reivindicação de um centro especializado, que poderíamos ter com o programa TEAcolhe, lançado pelo governo do Estado. Porém, não possuímos servidores qualificados. Diante desse cenário, precisamos de um convênio com instituições que possam acolher os autistas. Também não temos continuidade nos serviços prestados de fonoaudiologia e equoterapia. Por fim, precisamos contemplar os autistas de 12 a 17 anos no plano de vacinação,” pontuou o presidente da AMA.

Já a representante do UniTEA destacou que é fundamental o tratamento contínuo para os autistas. Ivonete ainda ressaltou a necessidade de investimentos na capacitação de profissionais, a fim de atender com qualidade os autistas.

“Entendo que o poder público precisa investir em algo que tenha evidência científica. Infelizmente, não possuíamos um grande número de profissionais capacitados para o atendimento de autistas. Enfrentamos essa situação em escolas, por exemplo. É necessário que os autistas tenham a possibilidade de aprendizagem. Isso é oportunizar inclusão. Sabemos que a melhor terapia é a Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis - ABA)," pontua a gerente administrativa do UniTEA.

Após a exposição dos convidados, a presidente do grupo parlamentar, a vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, recordou a trajetória do trabalho para o desenvolvimento da Frente. Ela também destacou os encaminhamentos que foram realizados, como a busca de um convênio com a Associação de Pais e Amigos do Autista de Farroupilha (AMAFA), que realiza atendimento de pessoas com deficiência intelectual e múltiplas relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista. A vereadora ainda salientou que é necessário despertar o interesse de profissionais, em relação a capacitação para o atendimento de autistas.

“O ideal seria que Caxias do Sul tivesse um centro especializado para o atendimento ao autista. Neste momento, o município não dispõe de recursos para construir o seu próprio centro. Porém, temos a consciência que é possível fazer um convênio com outros municípios, para que as famílias não fiquem desassistidas. Encontramos obstáculos para participar do edital do programa TEAcolhe, devido à dificuldade de profissionais capacitados. Vamos buscar reverter essa situação,” reforçou a parlamentar.

Além da vereadora Tatiane Frizzo, fazem parte da Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas os parlamentares Alexandre Bortoluz/PP, Elizandro Fiuza/Republicanos, Marisol Santos/PSDB (secretária) e Olmir Cadore/PSDB.

Texto: Jornalista Douglas Barreto - Mtb 18.418

25/08/2021 - 16:29
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo