Voltar para a tela anterior.

Frente Parlamentar se reúne com grupo de trabalho para debater implantação de Centro de Convivência Regional

Legislativo, Executivo e lideranças comunitárias discutiram a importância do serviço para a região do bairro Serrano


Na manhã desta quarta-feira (25/08), a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente participou de encontro para debater a implantação de um Centro de Convivência que possa atender de 80 a 100 crianças no turno inverso, na região do bairro Serrano. Na oportunidade, ocorrida no Centro Comunitário do Jardim Eldorado, um dos locais analisados para as atividades, estiveram reunidos, além de membros da frente, a vice-prefeita, Paula Ioris/PSDB, integrantes do Poder Executivo, União das Associações de Bairros (UAB), Conselho Tutelar e lideranças comunitárias.

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, o vereador Elisandro Fiuza/Reublicanos abriu os trabalhos, e ressaltou a importância dos poderes se unirem aos representantes comunitários em prol da causa, que pode trazer benefícios para as crianças e adolescentes da região do bairro Serrano.

“É uma pauta de extrema importância e que nos leva a pensar nas pessoas e suas principais necessidades”, argumentou Fiuza, passando a palavra ao vereador Juliano Valim/PSD, que frisou que “o objetivo de todos é combater a desigualdade social e tirar crianças e adolescentes do mundo das drogas e dos crimes”.

Um dos articuladores e principais defensores desta demanda, o conselheiro tutelar, Gilmar Ferreira Santos, relatou que essa é uma reivindicação antiga e que vai ao encontro de uma necessidade local. O presidente da UAB, Valdir Valter, enfatizou a importância de atenção a serviços básicos em cada localidade, e que os esforços precisam estar focados em serviços como esse, alcançando cada vez mais a comunidade.

A Fundação de Assistência Social (FAS) esteve representada por Jovane Fochesatto (Proteção Social Básica) e pela diretora administrativa, Geórgia Ramos Tomasi. Ambas afirmam a responsabilidade e sensibilidade da presidente da fundação, Katiane Boschetti da Silveira, vendo com bons olhos a construção de estratégias para viabilizar o funcionamento do Centro de Convivência. Pela Secretaria Municipal da Educação, a gerente financeira Ariane Osmainchi afirmou que é um grande desafio e, apesar da escassez de recursos, vão se unir pela causa, ouvindo e compreendendo a comunidade.

Os vereadores Zé Dambrós/PSB, Clóvis Xuxa/PTB e Tatiane Frizzo/PSDB, também se manifestaram. "Não tenho dúvidas que temos inúmeros desafios. Nesse primeiro momento, precisamos resgatar as crianças e os adolescentes que estão em situação de evasão escolar. Isso é muito grave. O primeiro passo é garantir que eles estejam nas escolas. A partir disso, a gente pode desenvolver outras atividades", pontuou Tatiane.

Segundo Xuxa, que mora a mais de 40 anos da região do Serrano, “é um projeto fundamental para essa região”. Dambrós destacou que “muitas mãos já fizeram em prol da construção daquela região e que a função principal do Centro Comunitário é servir a sua Comunidade com serviços que funcionem”.

Paula Ioris parabenizou o encontrou e ratificou a união dos poderes na busca por uma solução que beneficie o coletivo. “A dimensão social nos leva a olhar para crianças, adolescentes e jovens de forma integrada. Além disso, com a proteção social sendo atuante e a escola, um ponto de partida unificando serviços e combatendo a evasão escolar,” sustentou a vice-prefeita.

Fazem parte da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente os vereadores Clóvis Xuxa, Denise Pessôa/PT, Elisandro Fiuza (presidente), Estela Balardin/PT, Juliano Valim/PSD, Lucas Caregnato/PT, Marisol Santos/PSDB, Renato Oliveira/PCdoB e Tatiane Frizzo.

Texto: Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente

25/08/2021 - 16:00
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo