Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno participa de reunião sobre diagnóstico inicial da Maesa

Vereador, que preside Frente Parlamentar, pede amplo diálogo sobre ocupação do complexo


O vereador Rafael Bueno/PDT participou na manhã desta segunda-feira (16/08) de uma reunião virtual promovida pelo Executivo, na qual foi apresentada a primeira etapa de diagnóstico, indicação do potencial e vocações do Complexo Cultural e Turístico Maesa. O estudo foi elaborado pelo escritório Vazquez Arquitetos, vencedor da licitação para elaboração do plano geral da área de cerca de 50 mil metros quadrados, e tem como objetivo obter um raio-x da situação do complexo, com a perspectiva de identificar os graus de manutenção, recuperação e restauro, dentre outras medidas, assim como sugestões de zoneamento de uso. Daqui a cerca de um mês deve ser apresentada a segunda etapa desse processo, com o que pode ou deve ser implantado no espaço.

O estudo mostrou, entre outras questões, que os 19 blocos da Maesa têm problemas como infiltração de água, em razão da precariedade da cobertura, umidade, fuligem industrial, falta ou dano significativo nas esquadrias, danos aparentes e visíveis no concreto e nas alvenarias, trincas, fissuras ou rachaduras. Para o vereador Rafael Bueno, que preside a Frente Parlamentar "A Maesa É Nossa", a principal preocupação é sobre a segunda etapa.

"Não houve novidades na apresentação. O que foi esboçado já era de conhecimento da nossa Frente Parlamentar. Esperamos que a partir de agora seja realmente discutido efetivamente um plano de ocupação para a Maesa", enfatizou o parlamentar.

O pedetista se mostrou satisfeito com a informação trazida na reunião sobre a possibilidade de que uma Operação Urbana Consorciada (OUC) pode ser levada em conta para a ocupação do prédio.

"Venho dizendo há um bom tempo. A comunidade precisa ser ouvida para se definir a ocupação, porque a conquista da Maesa só aconteceu por meio da união de todos", destacou Bueno.

Entre as atividades possíveis para o complexo, debatidas pela Comissão da Maesa, em 2015, estão um mercado público, espaço cenotécnico, biblioteca, sala para economia criativa, cinema e centro de convenção, entre outras opções.

16/08/2021 - 14:37
Gabinete vereador Rafael Bueno/PDT
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo