Voltar para a tela anterior.

Presidente Uez participa de reunião para tratar segurança no interior do município

Encontro contou ainda com a presença de secretários municipais e subprefeitos dos distritos de Caxias do Sul


Uma reunião na tarde desta sexta-feira (06/08) no Salão Nobre da Prefeitura de Caxias do Sul reuniu os Secretários de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva e de Obras e Serviços Públicos, Norberto Soletti e ainda, o Presidente do Legislativo caxiense, Velocino Uez/PTB, além dos subprefeitos dos distritos do município. Na pauta do encontro, a discussão e aplicação de novas ações de segurança nas comunidades do interior.

Na ocasião, foi apresentado pela Guarda Municipal um plano inicial de ações através da “Patrulha do Interior”, mobilizando viaturas e profissionais da corporação para coibir ações de vândalos em praças, realização de festas ilegais com a utilização de som mecânico ou abuso de som automotivo e também o crime de abigeato.

Para o presidente do Legislativo caxiense, Velocino Uez, toda a cidade precisa de segurança. Entretanto, os distritos do interior precisam de ações contra vários crimes que seguem acontecendo em diferentes comunidades.

“Precisamos de um plano que ataque o crime no interior. Ações eficientes também da Guarda Municipal deixam os subprefeitos contentes e mais tranquilos, pois não existe sensação melhor do que avistar uma viatura ou motocicleta da Guarda ou Brigada Militar, percorrendo as comunidades. Isso passa um clima de maior segurança aos moradores”, afirmou Uez.

O calendário de ações de segurança apresentado durante o encontro já está em prática desde o início deste mês. A informação foi confirmada pelo Secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva. Conforme ele, a iniciativa apresenta atitudes concretas e que serão programadas, semanalmente e em rodízio, levando visitas 'surpresas' da Guarda Municipal aos distritos do município.    

“A Guarda já iniciou um calendário de ações que serão cumpridas pela corporação tentando evitar novos problemas e crimes também no interior de Caxias. A intenção é que esse processo seja intensificado a partir de 2022 com a instalação das câmeras de videomonitoramento que ficarão espalhadas por essas comunidades do interior. Os subprefeitos são e continuarão sendo agentes muito importantes no auxílio de informações à Guarda, apontando e denunciando problemas encontrados pelos moradores do interior, se referindo a segurança”, completou ao final do encontro o Secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva.

O município possui dez subprefeituras espalhadas pelo interior. Estas, envolvem seis distritos - Criúva, Fazenda Souza, Santa Lúcia do Piaí, Vila Cristina, Vila Oliva e Vila Seca - e as quatro regiões administrativas – Ana Rech, Desvio Rizzo, Forqueta e Galópolis. A área rural de Caxias do Sul envolve atualmente 134 comunidades. São 6.300 propriedades, 5% delas com menos de um hectare e 80% com até 30 hectare. 

06/08/2021 - 18:04
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369

Ir para o topo