Voltar para a tela anterior.

Vereador Juliano Valim fala sobre o processo disciplinar contra Petrini 

Parlamentar votou contra a abertura do processo


O vereador Juliano Valim/PSD usou a tribuna do Plenário da Câmara Municipal na manhã desta quinta-feira (05/08), onde falou sobre a votação do pedido de abertura de processo disciplinar, pela Comissão de Ética, contra o vereador Wagner Petrini/PSB. Petrini foi conduzido, no mês passado, à delegacia de polícia por participar de festa em desconformidade com o protocolo de segurança sanitária vigente na pandemia. Petrini nega ser proprietário do local da festa e de ter promovido o evento.

Neste contexto, Valim se manifestou contrário ao pedido durante a sessão ordinária desta quinta-feira: 

No meu entendimento desta situação, não estamos somente analisando a aceitação de denúncia para apurar os fatos envolvendo o colega Petrini, mas sim os possíveis ganhos políticos pelo proponente. Não tenho amizade com o senhor Marcelo Slaviero. Não tenho nada contra ele. Inclusive recebi sua visita no meu gabinete no início do ano. Minha manifestação é no sentido de buscar o bom andamento dos trabalhos. Como o senhor Marcelo é filiado ao Partido NOVO, mesmo partido do meu colega vereador Maurício Marcon, que é presidente da Comissão de Ética, o mesmo teria que se declarar impedido de atuar no processo, por ser do mesmo partido do denunciante, ocasionando assim enorme prejuízo a investigação, pois a conduta do colega Marcon é excelente a frente a Comissão de Ética.

Não sei qual a pretensão política do senhor Slaviero para a próxima eleição. Mas sabendo que ele obteve uma boa votação na última eleição e possui chances reais de obter uma melhor votação na próxima eleição, se vier a concorrer, e que essa denúncia pode ser usada como marketing para impulsionar uma possível campanha, quero informar que votarei contrário ao parecer.

Acredito que a situação envolvendo o vereador Petrini, deve ser conduzida sem possíveis segundas ou terceiras intenções. Por isso, se esse parecer for negado, eu, Juliano Valim, na condição de vereador vou encaminhar um pedido junto a Comissão de Ética para analisar os fatos envolvendo o nobre colega, e quero convidar os demais vereadores para assinarem junto o pedido, assim garantiremos um processo com um único objetivo que é a lisura.

Deixo claro que não tenho pretensão de concorrer na próxima eleição (2022). Somente quero garantir um processo que não deixe dúvida, de qual sua real intenção a população de Caxias do Sul.

Ressaltando que o próprio vereador e colega Petrini solicitou em plenário que fosse aberto na Câmara de Vereadores uma investigação dos fatos pela Comissão de Ética.

Conforme informações, em torno de 20 dias, o inquérito policial será concluído. Com esse documento será instruído o pedido para Comissão de Ética, que terá um embasamento técnico para poder apurar com mais tranquilidade e buscar mais veracidade dos fatos.

Eu entendo que se o inquérito policial indiciar o vereador Petrini, constitui-se fato novo. A denúncia não foi feita antes porque os fatos são muito prematuros. As investigações não tem nada de concreto ainda e não devemos julgar sem provas reais. Eu não voto no grito e não faço politicagem.

A maioria dos vereadores votaram contra a abertura do processo e o mesmo foi arquivado.

05/08/2021 - 17:23
Gabinete do Vereador Juliano Valim/PSD
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo