Voltar para a tela anterior.

Combate à violência contra a mulher abre série de lives do “Agosto Lilás”

A série de encontros virtuais iniciou na noite desta terça-feira (03/07)


A série de encontros virtuais da Câmara Municipal de Caxias do Sul em alusão ao “Agosto Lilás” iniciou na noite desta terça-feira (03/08). A Procuradora Especial da Mulher (PEM), vereadora Denise Pessôa/PT, comandou o primeiro trabalho e recebeu as painelistas, Angela Prestes de Souza, vice-presidente do Instituto Rosa Del Este, e Maureen Kahler Bagattini, coordenadora do serviço de acolhimento institucional para mulheres em situação de violência da Associação Mão Amiga. Na pauta, o combate à violência contra a mulher.

Maureen Kahler Bagattini explicou o funcionamento da Casa de Apoio Viva Rachel, que acolhe mulheres em situação de violência na cidade. Segundo ela, muitas mulheres atendidas estão acostumadas a serem submetidas a situações difíceis da vida. "A gente trabalha no sentido de reconhecer aquela situação e de mostrar os caminhos, mostrar seus direitos. Todas as mulheres têm o direito de viver sem violência, todas nós". Maureen destacou ainda, que muitas mulheres têm dificuldades em identificar a violência sofrida nas pequenas ações do dia a dia. "A gente tem que se gostar. A partir de quando a gente se gosta, também procura alguém melhor para nós", afirmou.

Angela Prestes de Souza também destacou a importância em detectar as violências sofridas pelas mulheres atendidas no Instituto Rosa Del Este. "Às vezes tem momentos espontâneos delas em que vem suas dores mais profundas. Precisamos estar preparadas para isso e tudo isso é saúde mental também", disse. A vice-presidente do Rosa Del Este explicou também que o local oferece oficinas terapêuticas, de costura, Reiki, Yoga e atividades de artes. "A gente acredita que através da ressignificação dessa dor, essas mulheres e essas pessoas atendidas conseguem transformar suas vidas. Através de uma nova oportunidade ou de um encaminhamento para o mercado de trabalho, onde muitas acabam tendo a independência financeira do agressor", ressaltou. 

A vereadora Denise Pessôa destacou a importância da rede de proteção e atendimento das mulheres em Caxias do Sul. Ela se lembrou da campanha Rede de Vizinhos e Vizinhas promovida pela Comissão do Idoso da Casa, Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente e a Procuradoria Especial da Mulher (PEM), com a parceria do Poder Executivo, no ano passado. "A gente já encaminhou muitas pessoas que nos procuraram. É necessário denunciar. Muitas pessoas buscam orientações na Procuradoria e a gente sempre está ali para colocar as pessoas na rede de proteção de alguma forma", disse.

Mulheres que precisarem de atendimento podem entrar em contato pelo Whatsapp do Centro de Referência da Mulher: (54) 98403-4144 ou telefone 3218-6112. Os atendimentos no CRM pelo telefone ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para casos de urgência ou emergência à noite e nos finais de semana deve ser acionado o 190

Além de Denise Pessôa, a PEM é integrada pelas vereadoras, Gladis Frizzo/MDB, Estela Balardin/PT, Marisol Santos/PSDB e Tatiane Frizzo/PSDB.

 

PROGRAMAÇÃO

Data: 10/08

Evento: Agosto Lilás: saúde da mulher

Local: Facebook da vereadora Estela Balardin

Hora: 19h

Data: 17/08

Evento: Agosto Lilás: mulheres na comunicação

Local: Facebook da vereadora Marisol Santos

Hora: 19h

Data: 24/08

Evento: Agosto Lilás: liderança feminina

Local: Facebook da vereadora Gladis Frizzo

Hora: 19h

(Texto: Jornalista Gabriel Lain - MTB 14.885)

04/08/2021 - 10:10
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo