Voltar para a tela anterior.

Vereadora Marisol Santos alerta para cabos e fios soltos em postes da cidade

A demanda é uma das mais frequentes no gabinete da parlamentar


No grande expediente desta terça-feira (03/08), a vereadora Marisol Santos/PSDB fez uso da tribuna da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul para tratar de um problema recorrente na cidade e que tem sido, segundo a parlamentar, uma das demandas mais frequentes do gabinete: os fios e cabos soltos nos postes de energia. “Essa é uma realidade nos bairros e na área central da cidade. Muitos moradores nos procuram para saber como devem proceder, a quem encaminhar a solicitação de reparos, uma vez que os emaranhados de cabos representam risco aos pedestres, motoristas e deixam feia a nossa cidade", reforçou.

A parlamentar explicou que já há leis municipais e federais nesse sentido, mas que nem sempre a fiscalização tem como dar conta de todos os pontos, destacando a importância da mobilização da comunidade nessa tarefa. Segundo Marisol, todas as solicitações que chegam ao gabinete são encaminhadas diretamente à Rio Grande Energia (RGE), que por ser a responsável pelos postes, notifica as empresas de telecomunicação para que façam os reparos.

Pensando em ampliar essa iniciativa, embelezar a cidade e orientar as comunidades sobre o procedimento correto para as reclamações, a parlamentar fez uma indicação ao poder executivo para que inclua ações a fim de resolver o problema dos cabos e fios soltos no programa Luz, Cor e Flor, que está percorrendo os bairros da cidade. Em reunião na última segunda-feira (02/08), na prefeitura de Caxias do Sul, foi oficializada a entrega da indicação à vice-prefeita e coordenadora do projeto, Paula Ioris. “Nossa ideia é aliar essa demanda ao excelente trabalho de revitalização que vem sendo feito no Luz, Cor e Flor.”

Da tribuna, a vereadora explicou que a prefeitura vai agora avaliar, junto ao grupo de trabalho e a RGE, a melhor forma de encaminhar essas solicitações, que serão feitas a partir da contribuição das lideranças comunitárias que atuam no projeto. “Vamos estudar como envolver a comunidade, chamar os presidentes de bairros e viabilizar isso. Queremos inspirar as pessoas a agir com independência e autonomia para cuidar da cidade, que é de todos”, completou.

Durante o grande expediente, a vereadora apresentou, no telão, várias fotos de fios e cabos soltos, feitas por moradores da cidade e outras, pelo próprio gabinete “Eu sei que outros colegas vereadores também recebem esse tipo de demanda, mas nada que seja feito individualmente será tão valioso quanto aquilo que for feito por várias mãos. E nesse caso, o envolvimento de cada morador, alertando para os problemas, poderá trazer soluções mais rápidas e definitivas”, finalizou a parlamentar.

03/08/2021 - 15:32
Gabinete vereadora Marisol Santos/PSDB
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo