Voltar para a tela anterior.

Câmara lança luz ao combate à violência contra mulher

Promovida pela Procuradoria Especial da Mulher, a iniciativa ilumina a fachada do Legislativo com a cor do Agosto Lilás


A fim de conscientizar a população no combate à violência contra as mulheres, a Câmara Municipal de Caxias do Sul, por meio da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), adere à campanha Agosto Lilás, iluminando a fachada do prédio com a cor púrpura ao longo deste mês. Essa é mais uma iniciativa da Casa do Povo que, no mês passado, esteve iluminada com luzes verdes, para lembrar a população sobre a prevenção do câncer de cabeça e pescoço.

No município, o Agosto Lilás foi instituído em 2019, a partir de um projeto da vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, através da lei n° 8.488. A legislação busca, em sua essência, a conscientização pelo fim da violência contra a mulher, e reunir dados que retratam a triste realidade vivida pelas mulheres no Brasil, com o propósito de promover iniciativas que coíbam essa violência e incentivem as denúncias.

Na exposição de motivos do documento inicial, consta que, em Caxias do Sul, por dia, nove mulheres são agredidas, ou seja, a cada duas horas e meia, ocorre um caso de violência. A Delegacia da Mulher registrou mais de 1,6 mil casos de violência doméstica nos seis primeiros meses de 2019.

A vereadora Tatiane anunciou, na sessão ordinária da última quinta-feira (29/07), a 2ª edição de encontros do Agosto Lilás, que acontecerão em formato virtual neste ano. Confira aqui a programação completa.

Para a procuradora Especial da Mulher (PEM), Denise Pessôa/PT, o incentivo do poder público a essas causas é fundamental. “O Agosto Lilás lembra o mês em que foi sancionada a lei Maria da Penha [7 de agosto de 2006], que trata da proteção à vida das mulheres. Nesse sentido, reconhecendo que a vida das mulheres é importante para todos e todas e deve ser priorizada pelo poder público, a PEM vem, neste período, fazer várias ações, dentre elas, a lembrança dessa luta, registrada através da iluminação lilás do prédio”, explicou.

Tatiane, autora da proposta que gerou a lei, destaca a continuidade do projeto e a adesão do Parlamento municipal. “Ver a segunda edição do Agosto Lilás sendo realizada me deixa muito feliz, pois, além da criação da lei, no meu mandato, busco coibir violências contra as mulheres, em todos os formatos, seja física, psicológica ou patrimonial. A Câmara de Vereadores é palco ideal para fortalecermos políticas públicas para o universo feminino”, argumentou.

Paralelamente à evolução das políticas públicas, a representatividade na Casa Legislativa só aumenta. A atual legislatura registra a maior bancada feminina da história do Legislativo, que, em setembro, completará 129 anos. Hoje, a Casa possui cinco vereadoras. São elas: Denise Pessôa, Tatiane Frizzo, Estela Balardin/PT, Gladis Frizzo/MDB e Marisol Santos/PSDB. Todas integram a Procuradoria Especial da Mulher da Casa.

02/08/2021 - 14:54
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luca Roth

Ir para o topo