Voltar para a tela anterior.

Em seis meses, projeto de Fantinel distribuiu cerca de 77 toneladas de frutas e verduras para famílias em vulnerabilidade social

Iniciativa denominada Agrofraterno tem ajudado, em média, 300 famílias por semana no ponto baixo da colheita


O projeto Agrofraterno, criado pelo vereador Sandro Fantinel/PATRIOTA, distribuiu, em seis meses, 76,8 toneladas de frutas e verduras para famílias em situação de vulnerabilidade social. O Agrofraterno tem ajudado, em média, 300 famílias por semana no inverno, período em que os agricultores não colhem um número significativo de hortifrúti. No entanto, a iniciativa ajuda cerca de 700 famílias semanalmente, no verão, quando as culturas estão em alta. 

"Criamos este projeto em janeiro deste ano, justamente com o objetivo de ajudar ao próximo. Ainda mais em um contexto social pandêmico, no qual as pessoas estão passando por crises financeiras e em muitas ocasiões não têm nem o que comer. Fico muito feliz de saber que estou fazendo a diferença na vida das pessoas", salienta Fantinel. 

O objetivo da ação é realizar doações de frutas e verduras, com alguma deformidade, mas que ainda estão boas para consumo. Os alimentos são encaminhados semanalmente às pessoas em vulnerabilidade social com o auxílio de agricultores e empresários. 

Os líderes comunitários, escolhidos pela equipe de Fantinel, possuem cadastro no programa e uma vez por semana vão até o ponto de distribuição, localizado na Avenida Júlio de Castilhos, 3285, no bairro Cinquentenário, para pegar as doações e encaminha-las até os moradores que mais precisam. Atualmente, o projeto alcança mais de 20 bairros. 

Uma das comunidades beneficiadas pela iniciativa é a do bairro Charqueadas. No ponto alto da colheita, coloca frutas e verduras na mesa de, aproximadamente, 120 famílias no local. A líder comunitária, Maria Zotti, 54 anos, relata que atualmente a ajuda chega para cerca de 30 grupos familiares, por conta do ponto baixo da safra. 

"Eu vejo o projeto Agrofraterno como um projeto da mão de Deus, levando alimento. Quem leva alimenta ama, quem leva alimento cuida. Eu vejo nos olhos das pessoas que elas se sentem aconchegadas, cuidadas, se sentem vistas. É algo extraordinário. Inclusive na igreja que frequento, teve pessoas que passaram por dificuldades financeiras e choraram ao receber a cesta do projeto Agrofraterno", conta.  

Tanto os empresários que desejam auxiliar na iniciativa, doando hortifrúti, como representantes comunitários, que ainda não estão cadastrados, podem entrar em contato pelo telefone (54) 9.8169-3552 ou diretamente na Câmara (no gabinete do vereador), localizada na Rua Alfredo Chaves, 1323, no bairro Exposição. 

02/08/2021 - 14:02
Gabinete do Vereador Sandro Fantinel/PATRIOTA
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo