Voltar para a tela anterior.

Policiamento Rural deverá contar com o auxílio de grupo de WhatsApp para demandas

A definição resultou de reunião da Comissão de Segurança Pública com o 12º BPM e a Polícia Civil


Um grupo de WhatsApp deverá ser criado nos próximos dias, para auxiliar o Policiamento Rural, no atendimento de demandas. A definição resultou de reunião da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social, realizada nesta quinta-feira (29/07), na sala das comissões da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Conduzido pelo presidente do grupo parlamentar, vereador Alexandre Bortoluz/PP, o encontro contou com representantes do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e da Polícia Civil, além de outras autoridades.

De acordo com o presidente da comissão, o grupo de WhatsApp facilitará o acesso de subprefeitos e vereadores das comunidades do Interior à viatura que estiver designada para o Policiamento Rural. “Tudo o que for para facilitar o trabalho de segurança terá o nosso apoio. Gostaríamos de reforçar o policiamento nessas regiões, como a patrulha rural comunitária”, ponderou Bortoluz.

Subcomandante do 12º BPM, o major Wagner Carvalho observou que, em Caxias, não existe um convênio entre o município e o Estado, relacionado ao policiamento comunitário. “Temos a filosofia desse tipo de trabalho. Mas, acumulamos uma deficiência de efetivo. Poderemos melhorar a atuação dentro das condições atuais”, garantiu. O capitão Hamílton Turra de Carvalho, da Brigada Militar, citou o problema do abigeato (furto de animais).

Enquanto isso, para Cleber Lima, da Polícia Civil, a segurança pública é um dever de todos. Na ótica dele, se o policiamento preventivo tiver eficiência, ficará facilitada a intervenção policial. Subprefeito de Criúva, Luiz Reis relatou dificuldades com o abigeato.

O vereador Sandro Fantinel/PATRIOTA, que é morador de Fazenda Souza, sugeriu que os patrulhamentos dos finais de semana acontecessem à noite, pois, segundo ele, são os horários de festas clandestinas e do roubo de animais. Reforçou o pedido por um canal de emergência, junto à polícia.

Além do vereador-presidente Alexandre Bortoluz/PP, integram a Comissão de Segurança Pública e Proteção Social os vereadores Adriano Bressan/PTB, Juliano Valim/PSD, Ricardo Daneluz/PDT e Sandro Fantinel/PATRIOTA.

29/07/2021 - 19:19
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luca Roth

Ir para o topo