Voltar para a tela anterior.

Reunião debate situação da causa animal em Caxias do Sul

Temas passaram pelo canil municipal, castrações, projeto do Castramóvel e campanha de adoção


Uma reunião promovida pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) do Legislativo caxiense na tarde desta sexta-feira (23/07), na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi, debateu situações referentes ao canil municipal, castrações, projeto do Castramóvel e campanha de adoção, entre outros temas. Estiveram presentes o presidente da CSMA, vereador Rafael Bueno/PDT, que comandou os trabalhos, o titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), João Osório Martins, o diretor-geral da pasta, Henrique Koch, o veterinário do canil municipal Paulo Vinícius Bastiani, vereadores, suas assessorias e representantes da associação de proteção aos animais VIDA.

Em relação ao Castramóvel, que será adquirido a partir de uma emenda parlamentar de R$ 168.496 destinada ao município, o secretário Osório lembrou a recente visita à cidade de Esteio, onde o projeto está quase se iniciando, e disse que faltam detalhes técnicos em relação ao encaminhamento da verba para o Executivo. Também destacou que uma nova visita será feita a Esteio quando começarem os procedimentos. Rafael Bueno, que também conheceu o Castramóvel, destacou a importância de se buscar agilidade para que não haja risco de perder a emenda. Sobre o tema, o diretor-geral Henrique lembrou que faltam pequenos trâmites para essa liberação, como orçamentos. Depois, será definido o grupo que irá atuar nesse trabalho, comandado por duas veterinárias concursadas, e encaminhada a estrutura, já que alguns investimentos precisarão ser realizados.

Nas manifestações dos vereadores, houve também o pedido para agilidade na conclusão desse processo, além da sugestão de serem recuperadas e usadas ambulâncias do município como apoio na remoção dos animais. O líder do governo, vereador Olmir Cadore/PSDB, informou que o município tem muito interesse em aumentar as castrações e que levará o assunto ao prefeito Adiló Didomenico.

Henrique Koch informou que em 2021, após uma revisão dos custos de licitações, já foram castrados 1.337 cães e gatos, sendo que devem chegar a cerca de 6.000 até dezembro. Todos os animais são microchipados e o tempo médio de castração, desde o encaminhamento da população, que pode ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), gira em torno de 30 a 40 dias. Ainda surgiu na reunião a ideia de que essa ficha de inscrição pode ser encaminhada pela internet.

Também se discutiu a destinação de uma outra área para que seja levado o canil municipal. De três a quatro lugares estão sendo estudados, fora da área urbana, para que os animais não sofram com estresse e também não prejudiquem o descanso de moradores. O titular da Semma disse que logo haverá novidades a respeito.

Campanha

Rafael Bueno solicitou ainda que a Câmara Municipal seja parceira da prefeitura numa campanha de adoção de animais, que será lançada em breve, por meio de um site hospedado no portal do município. Mobilização semelhante, feita no ano passado, conseguiu a adoção de cerca de 200 animais em pouco tempo. Henrique disse que a campanha está em fase de ajustes para ser lançada e será permanente, além de ações sazonais em parcerias com ONGs de proteção aos animais.

"Foi uma reunião muito produtiva e que buscou traçar encaminhamentos importantes nessa causa, que diz respeito a todos", destacou Bueno, agradecendo a participação dos convidados.

Também integram a CSMA os vereadores Olmir Cadore e Renato Oliveira/PCdoB, presentes à reunião, além de Adriano Bressan/PTB e José Dambrós/PSB, representados por suas assessorias. Além deles, participaram das discussões as vereadoras Tatiane Frizzo e Marisol Santos, ambas do PSDB, e os vereadores Elisandro Fiuza/Republicanos, Gilfredo de Camillis/PSB e Maurício Scalco/NOVO. 

Texto: Jornalista Daniel Corrêa (MTE 12.672).

23/07/2021 - 16:19
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo