Voltar para a tela anterior.

Vereadora Gladis protocola projeto de lei que cria cadastro do setor cultural caxiense

Proposta visa dispor de uma lista única com os nomes e contatos de todos os artistas e profissionais do segmento


Na tarde desta quarta-feira (22/07) a vereadora Gladis Frizzo/MDB protocolou seu segundo projeto de lei nesta legislatura. Voltado ao segmento cultural ele trata sobre o Cadastro Unificado dos Artistas e profissionais da arte e cultura do Município.

A iniciativa possui o objetivo de incentivar políticas públicas para o setor, promover o reconhecimento da categoria, integrar os profissionais do setor artístico à agenda de eventos culturais da cidade, além de facilitar o processo de contratação de profissionais e unificar dados e informações constantes no cadastro local com a plataforma de outros entes da federação.

A proposta é que a Prefeitura disponha de uma lista, com categoria e contato (sempre atualizada) onde qualquer pessoa, instituição ou entidade que quiser organizar um evento ou necessitar de um profissional tenha acesso, favorecendo a contratação de artistas locais.

No projeto serão considerados profissionais de atividades culturais: artistas circenses, literários, plásticos, audiovisuais e grafiteiros, pintores artísticos, contadores de histórias, cantores líricos e populares, cenógrafos, dançarinos de todas as modalidades, design artístico, expositores de arte, fotógrafos, gestores e produtores culturais, músicos, performances, técnicos de som e iluminação e profissionais do teatro e stand up. Outras categorias poderão ser enquadradas, se houver expressão cultural.

A vereadora reforça que o projeto de lei vai ao encontro do atual momento de dificuldades encontradas pela cadeia produtiva cultural, mas que a ideia é olhar para o futuro, favorecendo e fomentando a agenda de eventos e a produção cultural local. “Precisamos oportunizar o acesso e a costura entre o trabalho dos nossos artistas e profissionais do setor cultural com as pessoas que organizam eventos. Claro que isso não vai resolver o problema, mas está na hora de unirmos forças, avançarmos com a economia criativa e valorizarmos quem trabalha aqui”, afirma. 

22/07/2021 - 16:04
Gabinete vereadora Gladis Frizzo/MDB
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo