Voltar para a tela anterior.

Aprovada a Frente Parlamentar do Tradicionalismo Gaúcho e Fomento Rural

No âmbito do Legislativo caxiense, o grupo foi articulado pelo vereador Ricardo Daneluz/PDT e terá a duração de três anos


Os vereadores caxienses acolheram, por unanimidade, nesta terça-feira (22/07), a Frente Parlamentar do Tradicionalismo Gaúcho e Fomento Rural. A criação do grupo foi sugerida pelo vereador Ricardo Daneluz/PDT e terá a duração de três anos. Também assinam o requerimento (52/2021) que implanta a frente os parlamentares Adriano Bressan/PTB, Alexandre Prestes Bortoluz/PP, Clóvis Xuxa/PTB, Zé Dambrós/PSB, Juliano Valim/PSD, Lucas Caregnato/PT, Marisol Santos/PSDB, Maurício Marcon/NOVO, Maurício Scalco/NOVO, Olmir Cadore/PSDB, Rafael Bueno/PDT, Renato Oliveira/PCdoB e Sandro Fantinel/PATRIOTA.

Daneluz explicou que há vários assuntos específicos a serem discutidos nessa frente, destacando a criação do Parque Rural e a potência econômica do setor. “Além da riqueza cultural, o tradicionalismo traz uma riqueza econômica grande. A roda de negócios é de uma grandeza imensurável”, avalia o pedetista, citando também várias entidades ligadas ao segmento.

Declararam voto favorável à iniciativa os vereadores Adriano Bressan/PTB, Clóvis Xuxa/PTB e Olmir Cadore/PSDB. Bressan ressaltou a necessidade de incentivo de geração e renda no eixo do tradicionalismo. Xuxa disse que tem consideração enorme pelos gaúchos e observa potencial para se incrementar o turismo rural. Cadore lembrou que a pandemia afetou diversos setores, incluindo o tradicionalismo e, na sua opinião, a frente vem para auxiliar.

No texto do requerimento, os autores realçam que está entre os objetivos do grupo o de contribuir com atividades da cultura gaúcha (artística e campeira) e rural. Os parlamentares relatam que Caxias do Sul tem o maior número de entidades tradicionalistas do Brasil, com 90 Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), o que leva a cidade a ser conhecida mundialmente como a Capital Gaúcha dos CTGs. “Nesta Frente Parlamentar, vamos buscar apoio para idealizar o tão sonhado Parque Rural. Um local para eventos do movimento rural e tradicionalista, que elenque desde feiras do agronegócio, exposições de animais e produtos regionais, até esportes equestres, alavancando a economia da cidade, gerando empregos e contribuindo para a cultura gaúcha”, escrevem os autores.

Demandas ligadas à agricultura e à pecuária e que fazem relação com o tradicionalismo gaúcho também foram listadas na justificativa para a implantação da frente.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE O REQUERIMENTO nº 52/2021

Vereador - Partido - Voto

ADRIANO BRESSAN PTB Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

ESTELA BALARDIN PT Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Sim

MARISOL SANTOS PSDB Sim

MAURÍCIO MARCON NOVO Sim

MAURÍCIO SCALCO NOVO Sim

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

SANDRO FANTINEL PATRI Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PTB Presente

WAGNER PETRINI PSB Sim

 

 

 

22/07/2021 - 12:30
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo