Voltar para a tela anterior.

Felipe Gremelmaier busca informações sobre Centro Histórico de Antônio Prado

Parlamentar se reuniu com secretária de Turismo para conhecer processo de preservação de casas


Autor do projeto de lei que prevê incentivo público a quem ocupar prédios históricos em Caxias do Sul, Felipe Gremelmaier/MDB, esteve em Antônio Prado para conhecer o processo de preservação das casas tombadas do município. O vereador foi recebido pela secretária de Turismo, Patrícia Schenkel, na quarta-feira (21/07).

Famosas pela beleza e conservação, 48 edificações pradenses formam o maior acervo arquitetônico tombado referente à imigração italiana no Brasil. Viraram patrimônio e artístico nacional no final da década de 1980, assim como a Casa da Neni, construída em 1910 e que hoje abriga o Museu Municipal.

Os imóveis ficam no Centro Histórico, que foi cenário para o filme “O Quatrilho”, de 1995, que concorreu ao Oscar, divulgando Antônio Prado para o mundo.

A secretária de Turismo explicou ao parlamentar o processo de tombamento e preservação das edificações. Primeiro, trabalhou-se o convencimento dos proprietários sobre o valor histórico e o potencial turístico.

Depois, com o tombamento, os donos dos imóveis passaram a ser isentos de IPTU e de taxa de coleta de lixo. Cabe a eles mantê-los em boas condições. As casas atraem turistas dos mais variados lugares.

Patrícia também falou a Felipe sobre o trabalho de capacitação da comunidade, no comércio e em locais prestadores de serviços, para receber bem os visitantes. Em breve, com a abertura de um novo hotel, a capacidade hoteleira da cidade subirá de 200 para 125 leitos.

“Antônio Prado é uma referência nacional em turismo, graças ao empenho da comunidade, que entendeu a importância de preservar o Centro Histórico.  Minha proposição de lei garante processo semelhante para Caxias do Sul, o que geraria turismo, renda, emprego e desenvolvimento econômico”, comentou o vereador.

Para conhecer ações de retomada do turismo na pandemia, Felipe Gremelmaier já visitou Ipê, Antônio Prado, Nova Pádua, Flores da Cunha, São Vendelino, Farroupilha, São Francisco de Paula, Garibaldi, Três Coroas, Gramado, Canela, Nova Petrópolis e Porto Alegre. Outras cidades gaúchas estão no plano.

22/07/2021 - 12:09
Gabinete do vereador Felipe Gremelmaier/MDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo