Voltar para a tela anterior.

Felipe Gremelmaier destaca a história da vacinação no mundo

O objetivo do parlamentar é reforçar a necessidade da vacinação contra a covid-19, em Caxias do Sul


No grande expediente desta terça-feira (20/07), o vereador Felipe Gremelmaier/MDB apresentou um breve histórico da vacinação no mundo, a fim de evidenciar a necessidade de se imunizar contra a covid-19. O parlamentar defendeu que a vacina não é novidade e as aplicações, ao longo da história, foram fundamentais para erradicar diversas doenças, inclusive, no Brasil.  

O emedebista reforçou que a vacina é o tratamento com melhor custo-benefício em saúde pública. Diante disso, Felipe enfatizou que esse é um assunto necessário para o Parlamento, pois muitos caxienses não estão buscando a imunização contra a covid-19.  “Nos assusta saber que pessoas não estão procurando a segunda dose (da vacina contra a covid-19). Esse é um ponto extremamente importante (a segunda dose), porque a gente só vai conseguir sair de tudo isso que estamos vivendo quando tivermos a vacinação completa das pessoas e, consequentemente, o retorno de todas as atividades”, afirmou Felipe.

No seu discurso, o vereador apresentou a história das diversas vacinas que existem atualmente, como a que combate a varíola, criada em 1796, a raiva, o tétano, a vacina tríplice bacteriana (contra tétano, difteria e coqueluche); o imunizante contra a febre amarela, desenvolvido em 1937; e a vacina da poliomielite, doença erradicada no Brasil em 1990.

O vereador Felipe também citou a chamada Revolta da Vacina, um momento emblemático do Brasil, ocorrido em 1904, quando o país perdia milhares de pessoas para a varíola. Na época, uma lei tornou obrigatória a vacinação contra a doença. Entretanto, centenas de pessoas contrárias à lei promoveram uma rebelião no Rio de Janeiro, então capital federal. O movimento de negação à vacina fez aumentar a epidemia, o que levou a população a aceitar a imunização tempos depois.

De acordo com o parlamentar, o medo, a desinformação e as notícias falsas contra as vacinas têm feito cair a procura pela imunização no país. Apesar disso, Caxias do Sul apresenta números positivos relacionados à vacina contra o coronavírus. A cidade registra 218.220 (42,71%) das pessoas com a primeira dose da vacina. Com o esquema vacinal completo 89.915 (17,60%) da população vacinável e, com a dose única, 6.198 pessoas imunizadas.  

O vereador Gilfredo de Camillis/PSB, que trabalhou por mais de 21 anos em campanhas de vacinação, entende que o assunto precisa ser muito debatido neste momento. Os parlamentares Elisandro Fiuza/Republicanos, Marisol Santos/PSDB, Renato Oliveira/PCdoB, Velocino Uez/PTB e Zé Dambrós/PSB parabenizaram Gremelmaier pela abordagem e reforçaram o convite para a população caxiense se vacinar, quando chegar sua faixa etária.

 

20/07/2021 - 10:43
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Letícia Kreling

Ir para o topo