Voltar para a tela anterior.

Reunião discute políticas públicas para as mulheres

Encontro foi promovido pela Procuradoria Especial da Mulher


A Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Câmara Municipal realizou uma reunião na tarde desta quinta-feira (08/07). O encontro contou com as seis vereadoras da Casa, Marisol Santos/PSDB, Estela Balardin/PT, Gladis Frizzo/MDB, Andressa Marques/PCdoB, Tatiane Frizzo/PSDB e Denise Pessôa/PT, atual presidente do grupo.

Além das integrantes da Procuradoria, a reunião teve a presença da titular da Coordenadoria da Mulher, Tamyris Padilha, a gerente do Centro de Referência da Mulher, Sonia Rossetti, e a coordenadora-geral do Conselho dos Direitos da Mulher (COMDIM), Joceli Aparecida de Queiroz.

Após as manifestações iniciais das convidadas, as vereadoras realizaram alguns questionamentos relacionados ao tema. A primeira a se manifestar foi a vereadora Denise Pessôa. A parlamentar solicitou informações se há atendimento remoto, via aplicativo, para mulheres em situação de violência doméstica.

“Sabemos que neste momento de pandemia, a grande maioria das mulheres foram demitidas de seus empregos, também em razão da responsabilidade com os filhos. Elas ficam em casa, muitas vezes com o agressor. Nessa conjuntura, entendo que é importante manter esse canal de comunicação”, ressaltou Denise.

Já a vereadora Andressa, destacou a importância da representação feminina na Câmara. Ela ainda salientou políticas públicas relacionadas à autonomia econômica das mulheres.

“Acredito que a participação social das mulheres é fundamental para tratar de temáticas. Trabalhar na prevenção é muito importante, pois muitas vezes as mulheres não possuem autonomia econômica e acesso à educação”, pontuou Andressa.

Além de elogiar o desempenho da rede de proteção às mulheres, a vereadora Gladis Frizzo questionou se a Casa de Apoio Viva Rachel, que abriga mulheres em situação de violência doméstica, consegue atender às demandas. “É uma alegria saber que o nosso município tem essa rede de trabalho em prol das mulheres. A gente sabe que este trabalho é muito bem realizado por essa rede", disse a emedebista.

A vereadora Marisol lembrou que a grande maioria dos profissionais de saúde são mulheres e que, consequentemente, estão mais expostas à pandemia. A parlamentar reforçou ainda as ações que a procuradoria está realizando no combate à violência e exaltou medidas judiciais contra casos de violência.

"Sabemos que as mulheres são mais atingidas diante da pandemia, em diversos fatores. Por isso, é importante salientarmos as ações que realizamos e por  mais que a gente faça ainda é pouco diante da necessidade que as mulheres necessitam. Gostaria de destacar a criação de uma promotoria de justiça pra atuação específica de casos de violência contra as mulheres. E saber que Caxias do Sul figura entre elas”, salientou a tucana.

Para contribuir com o debate, a vereadora Estela ressaltou a vulnerabilidade das mulheres, em diversos aspectos. Ela também destacou o trabalho intersetorial da rede de proteção.

“Para melhorar o belo trabalho produzido pela nossa rede de proteção às mulheres, compreendo que seja necessário avançarmos na digitalização das informações. Melhorando o desempenho, podemos melhorar ainda mais as vidas dessas mulheres”, acrescentou Estela.

A vereadora Tatiane Frizzo reforçou a representatividade parlamentar da Câmara Municipal. Ele lembrou dos desafios das mulheres na política. “Alegra-me muito em ver a maior bancada feminina da história da nossa Câmara. Sabemos que é uma conquista, mas é também um desafio. Precisamos de mais mulheres na política, a fim de lutar por pautas mais humanizadas, que agregam na vida das mulheres”, reforçou a vereadora.

Os questionamentos apresentados pelas parlamentares foram respondidos pelas convidadas. Em destaque, estão a proteção de dados relacionados às vítimas de violência, os atendimentos realizados pela Casa de Apoio Viva Rachel e a retomada de qualidade de vida para mulheres que estão em situação vulnerável.

* Redator: jornalista Douglas Barreto.

08/07/2021 - 20:05
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo