Voltar para a tela anterior.

Comissão da Saúde debate situação das UPAs em Caxias do Sul

Vereador Rafael Bueno conduziu reunião que trouxe esclarecimentos sobre os atendimentos à população


A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA), presidida pelo vereador Rafael Bueno/PDT, debateu, na tarde desta quinta-feira (08/07), por meio de uma reunião pública, o atendimento e as demandas das unidades de pronto atendimento (UPAs) de Caxias do Sul. O encontro ocorreu no plenário do Legislativo caxiense e foi conduzido pelo presidente do grupo parlamentar, vereador Rafael Bueno/PDT. Devido aos protocolos para a prevenção da Covid-19, o encontro foi fechado ao público, mas a comunidade pode acompanhar a transmissão ao vivo, pelas redes sociais do Parlamento (Facebook e YouTube).

A secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, destacou que os contratos com as administradoras têm sido respeitados tanto na UPA Central quanto na UPA da Zona Norte e que questões pontuais têm sido resolvidas, principalmente quando há falta de médicos, uma das principais reclamações da população. Ela disse que a pandemia trouxe muitos problemas que precisam ser superados. Segundo Daniele, a cada trimestre são analisadas essas questões contratuais.

"Apesar de existirem apontamentos, temos sim muitas coisas boas acontecendo nas duas unidades e a prestação de contas é transparente e satisfatória", avaliou Daniele.

Os demais vereadores integrantes da CSMA, Adriano Bressan/PTB, Andressa Marques/PCdoB, Olmir Cadore/PSDB, Zé Dambrós/PSB, estiveram presentes, além dos parlamentares Marisol Santos/PSDB, Tatiane Frizzo/PSDB e Felipe Gremelmaier/MDB. Todos fizeram questionamentos aos participantes da reunião, principalmente relacionados ao impacto da covid-19 no atendimento aos usuários, falta de médicos e do Centro de Reabilitação do coronavírus (uma parceria com a FSG), à fiscalização nas UPAs, orientações à comunidade, entre outras questões.

Entre os participantes, estiveram representantes das áreas administrativa e assistencial das UPAs, que também trouxeram esclarecimentos acerca dos funcionamentos e das principais demandas atendidas. As principais reclamações da população estão relacionadas à UPA Central, segundo apontaram os vereadores.

“A reunião foi importante porque trouxe esclarecimentos públicos sobre esses temas pertinentes à saúde dos caxienses e aos contratos tanto com o InSaúde (UPA Central) quanto com a Universidade de Caxias do Sul (UPA da Zona Norte)”, afirmou Rafael Bueno, destacando a importância de que sempre haja transparência nessas questões.

* Redator: jornalista Daniel Corrêa.

08/07/2021 - 16:48
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a):

Ir para o topo