Voltar para a tela anterior.

Legislativo apoia a reposição de perdas salariais dos professores

O documento, assinado por nove dos 23 vereadores da Casa, é encabeçado pela vereadora Denise Pessôa/PT


Nesta quinta-feira (08/07), os vereadores caxienses aprovaram por maioria uma moção de apoio (MC 22/2021) à reposição das perdas salariais dos trabalhadores da rede estadual de educação. O documento ressalta o empobrecimento dos trabalhadores, desde o período de 2014, e o recente agravamento causado pela aprovação de mudanças no plano de carreira dos profissionais. Assinam o documento Denise Pessôa/PT, vereadora que encabeça a moção, Adriano Bressan/PTB, Andressa Marques/PCdoB, Elisandro Fiuza/Republicanos, Estela Balardin/PT, Gilfredo De Camillis/PSB, Gladis Frizzo/MDB, Lucas Caregnato/PT e Rafael Bueno/PDT.

O texto ressalta que os docentes vêm recebendo salário atrasado e parcelado há mais de 60 meses e sem ter consciência de quando será o dia do próximo pagamento. De acordo com o documento, isso impede os professores de se programarem para os meses seguintes. Além disso, o texto destaca o aumento da inflação que também afeta os profissionais e atinge o auxílio-refeição, hoje em R$ 10,11.

Entre os outros fatores que tendem a prejudicar a renda dos profissionais, os autores citam a pandemia. Ao mesmo tempo, ressaltam que, apesar de toda a precariedade, os profissionais continuam contribuindo e trabalhando para levar educação aos alunos. Em relação aos professores já aposentados, o texto destaca que, com a Reforma da Previdência, os pagamentos abusivos de contribuições acabam defasando a renda mensal.

O vereador Maurício Marcon/NOVO questionou o papel de uma moção e se apresentou contrário ao documento, já que, de acordo com ele, mesmo sendo necessários a reposição e o aumento de salários dos trabalhadores, o Estado não possui dinheiro para pagá-los. Em contraponto, a vereadora Denise Pessôa entende deveria ser prioridade do poder público garantir um salário digno para os profissionais da educação.

Marisol Santos/PSDB e Tatiane Frizzo/PSDB concordam com a reposição dos salários dos profissionais da educação, entretanto, discordam das disposições do texto.

A moção será encaminhada ao presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza/MDB, aos deputados estaduais Carlos Burigo/MDB, Pepe Vargas/PT e Neri, O Carteiro/PSDB e ao governador Eduardo Leite/PSDB.

 

DELIBERAÇÃPO SOBRE A MOÇÃO Nº 21/2021

Vereador - Partido - Voto

ADRIANO BRESSAN PTB Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

ESTELA BALARDIN PT Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Sim

MARISOL SANTOS PSDB Sim

MAURÍCIO MARCON NOVO Não

MAURÍCIO SCALCO NOVO Não Votou

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

SANDRO FANTINEL PATRI Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PTB Presente

WAGNER PETRINI PSB Sim

 

08/07/2021 - 14:17
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Bruna Alves Giusti

Ir para o topo