Voltar para a tela anterior.

Secretária do Planejamento detalha acessos ao futuro Aeroporto de Vila Oliva

Margarete Bender se manifestou em reunião da frente parlamentar que se dedica ao assunto


A frente parlamentar em apoio à construção do aeroporto em Vila Oliva foi se reuniu na tarde desta segunda-feira (05/07), na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi no Parlamento caxiense. Em razão da pandemia, a participação do público em geral, no encontro, ficou restrita às redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube) e à TV Câmara, no Canal 16 da NET.

O presidente da frente parlamentar, vereador Sandro Fantinel/PATRIOTA, voltou a sugerir que o Executivo permitisse que agricultores cultivassem culturas em cerca de 430 hectares que não estarão ocupados pelo menos até o aeroporto ficar pronto. "A ideia é que o Executivo converse com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Se forem permitidas as plantações, os agricultores serão agricultores da terra, impedindo as invasões", explicou.

Durante a reunião, o vereador Ricardo Daneluz/PDT falou sobre os pomares plantados ao redor de Vila Oliva e a necessidade de não se destruir a cultura. "A minha preocupação é proliferação de bactérias e fungos por outras plantações", pontuou. Outro questionamento de Daneluz foi os motivos que deixaram a região de Tunas Altas fora dos projetos.

 Para o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, a prospecção da região com a construção do aeroporto será muito importante, uma vez que será edificado um anel viário para a cidade.

Já o coordenador e presidente do Mobi Caxias, Rodrigo Postiglione, questionou sobre a construção da Perimetral Sul e que esse acesso não apenas auxiliará Caxias, mas, também, todos os municípios vizinhos.

No ponto de vista da secretária do Planejamento, Margarete Bender, a ideia de permitir a plantações no local é positiva e, em sua perspectiva, não teria problema. Em relação aos acessos para o transporte de insumos e maquinários, foi descartado pelas vias principais de Fazenda Souza. "Toda obra tem transtornos, mas nós, junto com a empresa responsável, vamos fazer o possível para não trazer um impacto para a comunidade", destacou. Margarete ainda salientou a possibilidade da edificação da Perimetral Sul.

A secretária afirmou que deve ser usada a Rota do Sol para o transporte de insumos e maquinários. Além disso, de acordo com a secretária, será feito um desvio do perímetro urbano de Vila Oliva, que dá acesso a Gramado. Nesse sentido, a Prefeitura de Gramado está realizando um estudo topográfico para o projeto da estrada. A secretária salientou que houve outros traçados que apresentaram aspectos melhores, não sendo necessária a realização de muitos cortes.

Além de Fantinel, integram a Frente Parlamentar em Apoio à Construção do Aeroporto da Serra Gaúcha em Vila Oliva os vereadores Adriano Bressan/PTB, Alexandre Bortoluz/PP, Denise Pessôa/PT, Juliano Valim/PSD, Maurício Marcon/Novo, Olmir Cadore/PSDB, Rafael Bueno/PDT, Ricardo Daneluz/PDT e Wagner Petrini/PSB.

05/07/2021 - 19:38
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo